Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1603
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carmo, Arlinda Maria Rodrigues do | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-24T20:30:03Z | - |
dc.date.available | 2020-06-24 | - |
dc.date.available | 2020-06-24T20:30:03Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-27 | - |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1603 | - |
dc.description.abstract | The present work presents the result of a study related to the insertion of Environmental Education in schools, aiming to minimize the production of residues and the promotion of sustainability focusing on the Political Pedagogical Project. The study was developed following the precepts of a qualitative study through a literature review with the general objective of analyzing and developing Environmental Education activities aimed at building attitudes that collaborate for sustainable development. Therefore, in order to achieve this goal, it sought to understand the concepts about sustainability, in order to understand the importance of minimizing the production of waste as well as analyzing how teachers and managers evaluate the need to work on this topic in school in order to contribute to the formation of individuals with environmental responsibility and finally to identify elements that can collaborate for the insertion or strengthening of Environmental Education through the Political Pedagogical Project. It is observed that Environmental Education is a comprehensive field of research and has been seen as a necessary science for the formation of cotizemos focused on the conservai-o of the environment. While the Pedagogical Political Project is a possible resource to mediate this action in formal educai-o institutions. It is concluded, then, that the link between the referred nuclei: Environmental Education and Political Pedagogical Project become promising resources to intermediate educational processes, contributing to the inclusion or strengthening of Environmental Education in schools. The limitations found stand out as to the precariousness in training by the subjects involved in the process of guiding teaching and learning, making it challenging for Environmental Education to carry out innovative work in transforming habits in favor of the environment. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ensino formal | pt_BR |
dc.subject | Consumo consciente | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical political project | pt_BR |
dc.subject | Environmental | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.subject | Residues | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental no Projeto Político Pedagógico: um caminho para promover a sustentabilidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Benati, Kátia Regina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Peres, Marcelo Cézar Lima | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cardoso, Maria de Fátima | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta o resultado de um estudo relacionado com a inserção da Educação Ambiental nas escolas, visando minimizar a produção de resíduos e a promoção da sustentabilidade com foco no Projeto Político Pedagógico. O estudo foi desenvolvido seguindo os preceitos de um estudo qualitativo por meio de uma revisão de literatura, tendo como objetivo geral a análise e o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental voltadas para a construção de atitudes que colaborem para desenvolvimento sustentável. Portanto, para alcançar esse objetivo buscou compreender os conceitos acerca da sustentabilidade, a fim de entender a importância de minimizar a produção de resíduos bem como analisar como professores e gestores avaliam a necessidade de trabalhar essa temática na escola a fim de contribuir para formação de indivíduos com responsabilidade ambiental e por fim identificar elementos que possam colaborar para a inserção ou fortalecimento da Educação Ambiental através do Projeto Político Pedagógico. Observa-se que a Educação Ambiental é um campo abrangente de pesquisa e vem sendo vista como uma ciência necessária para formação de cidadãos voltados para a conservação do meio ambiente. Enquanto que o Projeto Político Pedagógico é um possível recurso para intermediar essa ação nas instituições de ensino formal. Conclui-se, então, que a vinculação entre os referidos núcleos: Educação Ambiental e Projeto Político Pedagógico tornam-se recursos promissores para intermediar processos educativos, contribuindo para a inclusão ou fortalecimento da Educação Ambiental nas escolas. As limitações encontradas destacam-se quanto à precariedade na formação, por parte dos sujeitos envolvidos no processo de orientação do ensino aprendizagem, tornando desafiador para a Educação Ambiental realizar um trabalho inovador na transformação de hábitos em favor do meio ambiente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
dc.publisher.program | Planejamento Ambiental | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Planejamento Ambiental | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAOARLINDACARMO.pdf | 2.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.