Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Victor Cruz-
dc.date.accessioned2020-07-01T14:56:08Z-
dc.date.available2020-07-01-
dc.date.available2020-07-01T14:56:08Z-
dc.date.issued2020-06-09-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1614-
dc.description.abstractThe present Course Conclusion Paper, whose central problem is to verify what is missing for the rights of autistic people to be effectively ensured in the educational scope and in the Bahian labor market, has the general objective of analyzing the importance of an inclusive quality education to assist people who have Autistic Spectrum Disorder (ASD) to insert themselves and adapt fully in the workplace in the state of Bahia. In this vein, legal approaches were taken on how the current international, Brazilian and Bahian legal landscape is found regarding the protection of autistic rights, as well as, doctrinal approaches were also made on the respective topic under comment, thus identifying the reserve budget that the state of Bahia has to meet the educational needs of people with disabilities (PwD), thus including individuals with ASD.In addition, through bibliographic review and document analysis, there was an analysis of the situation of public and private education networks, as well as the role of the teacher in the education of people with ASD. Finally, it was discussed how companies could behave in relation to the adaptation of autistic people in the work environment, and how the policy of quotas for people with special needs can help in the insertion of these people in the labor market. The results of the present Work seem to indicate that the international, Brazilian and Bahian legal framework for protecting the educational rights of PwD, especially for individuals with ASD, is well consolidated.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectAutistic Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectLabor marketpt_BR
dc.titleDireito à educação: como uma educação inclusiva de qualidade pode auxiliar na inserção e adaptação dos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista no mercado de trabalho no âmbito do Estado da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Jéssica Hind Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Érica Rios de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso, cuja problemática central é verificar o que falta para os direitos das pessoas autistas serem efetivamente assegurados no âmbito educacional e do mercado de trabalho baiano, tem como objetivo geral analisar a importância de uma educação inclusiva de qualidade para auxiliar as pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) a se inserirem e se adaptarem plenamente em ambiente de trabalho no âmbito do estado da Bahia. Neste viés, foram feitas abordagens legais sobre como encontra-se o atual panorama jurídico internacional, brasileiro e baiano acerca da proteção dos direitos dos autistas, bem como, também foram feitas abordagens doutrinárias sobre o respectivo tema em comento, identificando-se assim a reserva orçamentária que o estado da Bahia dispõe para atender as necessidades educacionais das pessoas com deficiência (PcD), incluindo assim os indivíduos com TEA. Ademais, através da revisão bibliográfica e da análise de documentos, houve uma análise da situação das redes públicas e particulares de ensino, bem como do papel do docente na educação das pessoas com TEA. Por fim, foi discorrido sobre como as empresas devem se portar no tocante à adaptação dos autistas em ambiente laboral, e, como a política de cotas para portadores de necessidades especiais pode ajudar na inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. Os resultados do presente Trabalho parecem indicar que o cenário jurídico internacional, brasileiro e baiano de proteção aos direitos educacionais das PcD, em especial dos indivíduos com TEA, encontra-se bem consolidado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqDireitopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas > Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCVICTORANDRADE.pdf1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.