Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Cleudes Pereira de-
dc.date.accessioned2020-07-01T21:11:44Z-
dc.date.available2020-07-01-
dc.date.available2020-07-01T21:11:44Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1620-
dc.description.abstractThe present work is part of the discussions about the selective collection in the school environment, aiming at the recycling of the used paper, in Substrate for seed germination and consequent preservation of the environment. Its justification is justified by the need to raise awareness among students and the local community regarding the reuse of waste produced in the school. The general objective was to use the discarded paper in the institution to make students aware of the solid waste issue, thus generating a critical and protective posture in defense of the planet. The project was applied in classes of the 1st, 2nd and 3rd years of high school and EJA (Youth and Adult Education), through various activities such as questionnaires, recycling of paper with addition of seeds in the final phase, seeking a change of behavior in relation to the destination of all paper used, using this theme as pedagogical strategy to insert the Environmental Consciousness as an educational praxis, seeking greater integration with the environment, through responsible actions and committed to the well-being of the planet. The research developed is of the bibliographic type, of a qualitative nature, developed through a bibliographical survey of works that deal with the technology of transformation of office paper in soil for seed germination. The research took place between February 2017 and February 2019 and was organized through the Thematic Content Analysis Technique. During this period several readings on the subject were made, which made possible an intense reflection on our attitude towards the universe. It is concluded that from this work carried out at the Nadir Copque school, transforming the office paper into soil for seed germination, will bring to the community a full awareness of the amount of solid waste that is produced in the surroundings, as well as the urgent need to give them a more rational and ecologically adequate destination.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectConsciência Ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectValorização do Meio Ambientept_BR
dc.subjectRecyclingpt_BR
dc.subjectEnvironmental Awarenesspt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectValorization of the Environmentpt_BR
dc.titleOficina de reciclagem de papel como instrumento para despertar a consciência ambiental em alunos de uma escola estadual de Arembepe, Camaçari, Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor1Alva, Juan Carlos Rossi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tinôco, Moacir Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Benati, Kátia Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Helisângela Acris Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho inscreve-se no contexto das discussões sobre a coleta seletiva no âmbito escolar, visando a reciclagem do papel utilizado, em substrato para germinação de sementes e consequente preservação do meio ambiente. Justifica-se sua concretização pela necessidade de conscientizar discentes e comunidade local com relação à reutilização dos resíduos produzidos na escola. O objetivo geral foi utilizar o papel descartado na Instituição para conscientizar os alunos sobre a questão dos resíduos sólidos, gerando, dessa forma, uma postura crítica e protetora em defesa do planeta. O projeto foi aplicado em turmas do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio e EJA (Educação de jovens e adultos), através de várias atividades como questionários, reciclagem de papel com adição de sementes na fase final, buscando uma mudança de comportamento em relação à destinação de todo o papel utilizado, usando esse tema como estratégia pedagógica para inserir a Consciência Ambiental como práxis educativa, buscando maior integração com o meio ambiente, através de ações responsáveis e comprometidas com o bem-estar do planeta. A pesquisa desenvolvida é do tipo bibliográfico, de natureza qualiquantitativa, desenvolvida por meio de um levantamento bibliográfico de obras que versam sobre a tecnologia de transformação de papel de escritório em solo para germinação de sementes. A pesquisa aconteceu no período compreendido entre fevereiro de 2017 a fevereiro de 2019 e foi organizada por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático. Neste período foram feitas várias leituras sobre o tema, o que possibilitou uma intensa reflexão sobre a nossa postura diante do universo. Conclui-se que a partir desse trabalho realizado na escola Nadir Copque, em Camaçari, transformando o papel de escritório em substrato para germinação de sementes, trará à sua comunidade, a consciência plena da quantidade de resíduos sólidos que são produzidos no entorno, bem como a necessidade premente de dar uma destinação mais racional e ecologicamente adequada a eles.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.programPlanejamento Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento Ambientalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAOCLEUDESSOUSA.pdf2.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.