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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Heloísa Amália Saback-
dc.date.accessioned2020-09-22T12:47:03Z-
dc.date.available2020-09-22-
dc.date.available2020-09-22T12:47:03Z-
dc.date.issued2003-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1694-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica (6: 2003: Salvador, Ba)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.subjectRisco psicossocialpt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.titleIntervenção junto às famílias em situação de risco psicossocial: uma análise de correspondência entre discursos, práticas, resultados e a resiliênciapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA necessidade de identificar como e em que aspectos as relações intra e interfamiliares favorecem o desenvolvimento e a promoção de saúde vem da mudança do foco do pensamento linear de causa e efeito para a compreensão da formação do comportamento como conseqüência de uma configuração circular associada a fenômenos que ocorrem no meio ambiente, podendo manter ou transformar os rumos dos acontecimentos, criando padrões de movimento que geram significados específicos naquela realidade. Outra mudança, extremamente significativa, vem do novo olhar para a origem do comportamento, no qual a saúde passa a ser mais valorizada que a doença, e quando se percebe que o contexto e as relações que ocorrem no seu interior são muito mais presentes na escolha de um caminho do que se pensava anteriormente. Na história da humanidade, o mito de fênix sempre foi reeditado. Dentro de toda catástrofe sempre existiram formas e maneiras de se recomeçar. É nesta superação e descoberta de novas possibilidades, que o humano tem encontrado formas e caminhos variados de superar as adversidades, estejam elas no contexto, nas relações ou dentro das dinâmicas psíquicas pessoais de cada ser. Projetos Sociais têm sido desenvolvidos como iniciativa da sociedade civil (terceiro setor), algumas vezes em parceria com o poder público, trazendo propostas para incrementar, implementar e efetuar mudanças em processos existentes, de níveis e ordens variados e em diferentes estruturas, transformando o contexto desenvolvimento das crianças a adolescentes, instrumentalizando melhor as famílias e instituições, cada um na sua especificidade de função, buscando uma melhor formação destes jovens, favorecendo um aumento na probabilidade de construção de um caminhar mais firme, para que possam obter maior clareza e determinação na definição e conquista de seus projetos de vida. Especial ênfase vem sendo dada aos processos desenvolvimentais de crianças e adolescentes, por serem mais vulneráveis a riscos e representarem o futuro da sociedade que tem seu processo de renovação sempre desencadeado pelas novas gerações, base da sociedade. A família é tomada como sujeito, por ser neste contexto que crianças e adolescentes têm suas primeiras experiências de vida, sendo, portanto, fortemente influenciados pelas dinâmicas internas e externas estabelecidas. Permanecem ligados a este primeiro contexto, inicialmente pela dependência física e econômica, e, posteriormente, pelos vínculos afetivos que, se bem construídos, serão mantidos por toda vida. Sendo o primeiro “espaço transacional” é considerado, por diversos teóricos, a base da formação de muitas dinâmicas psíquicas, estruturadoras das respostas que vão sendo dadas em interações estabelecidas nos diversos sistemas que irão transitar ao longo da vida. Essas respostas podem estar relacionadas a atitudes ligadas à comunicação, para ação, e para todo e qualquer processo de tomada de decisão – base para as escolhas que os indivíduos farão ao longo dos anos sobre os caminhos que vão querer seguir.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinar-
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