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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCatrib, Ana Maria Fontenelle-
dc.creatorAmorim, Rosendo Freitas de-
dc.creatorGomes, Simone da Cunha-
dc.creatorPires, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-09-24T14:16:49Z-
dc.date.available2020-09-24-
dc.date.available2020-09-24T14:16:49Z-
dc.date.issued2003-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1704-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- Avaliação educacional: o compromisso com a qualidadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleAvaliação educacional: o compromisso com a qualidadept_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoHá uma preocupação permanente nos diferentes segmentos da sociedade brasileira sobre o destino da educação no País, especialmente as questões relacionadas com a avaliação e a qualidade do ensino. A discussão sobre avaliação pressupõe adentrar um terreno muito fecundo, marcado por diversas teorizações. Muito se tem debatido em torno deste tema. Todos os professores, por direito ou dever da função, avaliam a aprendizagem de seus alunos, geralmente desatentos ao significado das concepções, dos métodos e das conseqüências intrínsecas e extrínsecas dos fundamentos e pressupostos do processo de avaliação. Um aspecto freqüentemente apresentado pelos professores que reagem às mudanças no campo educacional diz respeito à avaliação. Segundo esses professores, não é possível propor novos conteúdos e metodologias porque o sistema de avaliação está subordinado aos conteúdos definidos na perspectiva da pedagogia tradicional. Esta justificativa afigura-se muito precária, porquanto o pressuposto aí embutido é de que a avaliação constitui-se numa prática a priori do processo educacional, dirige as ações pedagógicas, não sendo, portanto, a conseqüência delas. A perspectiva de ensino e aprendizagem que vem se discutindo, por um lado, suscita muitos questionamentos e impõe, por outro lado, um repensar mais conseqüente da avaliação e da qualidade do ensino. Se a avaliação for redimensionada em seus objetivos fundamentais, ela poderá ver resgatada sua função educacional e social e poderá tornar-se uma ferramenta central na melhoria da qualidade da educação. Os educadores precisam perceber e compreender que o mundo está cada vez mais competitivo, que a aprendizagem satisfatória necessita mais que simples vontade ou intuição para garanti-la, ou seja, exige métodos e instrumentos criteriosos como garantia de sucesso. Muitos caminhos têm sido apontados na procura da melhoria das condições de ensino e aprendizagem, partindo-se de diagnósticos gerados pelas escolas, que visam a corrigir erros e deficiências e que envolvem profissionais especialmente treinados. A avaliação não pode ser tarefa exclusiva do professor, cuja formação, na maioria das vezes, permite apenas a construção de instrumentos para verificação do rendimento escolar. O avaliador deve ser capaz de realizar um trabalho fundamentado em critérios científicos e dotado de um grau significativo de complexidade. De sua liderança, maturidade e tipo de relacionamento com grupo dependerá o êxito da avaliação. No sentido de provocar uma reflexão pertinente sobre a qualidade do ensino, destacaremos a necessidade de se buscar novos caminhos para a avaliação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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