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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Marcos Brandão de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-09-24T17:11:03Z-
dc.date.available2020-09-24-
dc.date.available2020-09-24T17:11:03Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1707-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleDimensões do currículo social: uma abordagem sócioconstrutivistapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoAs reflexões propostas dentro do campo temático educacional contido neste artigo contemplam a contribuição a ser dada pelas universidades brasileiras no que tange à elaboração de um currículo social, abrindo variadas concepções acerca da implementação de estratégias metodológicas no processo de ensino e aprendizagem contemporâneo. O estudo, de natureza teórica, pretende promover uma investigação diante da percepção de que são insuficientes os olhares e interpretações do currículo e suas relações com as novas tecnologias numa abordagem sócio-construtivista. O artigo apresenta inicialmente a concepção sócio-cultural da escola à luz das bases epistemológicas da educação, abordando o tempo e o espaço das instituições de ensino como fatores que influenciam na construção do conhecimento. Em seguida, o estudo busca situar a concepção contemporânea do currículo social diante da implementação das novas tecnologias intelectuais, acompanhando os movimentos sociais. A utilização desta nova metodologia de ensino em plataformas informatizadas, promovendo a construção do conhecimento em ambientes de rede, marca uma nova etapa pedagógica, sobretudo pela implementação de uma formatação alternativa do ensino. O artigo conclui propondo uma nova interpretação do currículo, relacionando-o ao advento das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de construção coletiva do conhecimento, re-significando o papel da Universidade brasileira, legitimando-a na práxis social, transcendendo os limites físicos da territorialidade e ampliando as discussões e trocas de experiências de vida dos sujeitos em suas comunidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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