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http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1711
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Bonfim, Vânia Maria da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-24T18:58:10Z | - |
dc.date.available | 2020-09-24 | - |
dc.date.available | 2020-09-24T18:58:10Z | - |
dc.date.issued | 2004-10 | - |
dc.identifier.issn | 85-88480-18-2 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1711 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer? | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | Questões de gênero e sexualidade na educação fundamental: uma pesquisa exploratória | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa buscou conhecer a realidade escolar pública estadual em Salvador, particularmente, como gênero e sexualidade vêm sendo trabalhados por professoras e coordenadoras, aproximando-nos das especificidades enfrentadas pela comunidade escolar. Partimos da análise de conteúdo do Parâmetro Curricular Nacional (PCN) de Orientação Sexual. O quadro conceitual baseouse nas reflexões de Joan Scott, Michel Foucault, Judith Butler, Guacira Louro e Ana Célia da Silva, visando compreender essas implicações teóricas na prática pedagógica. A metodologia empregada foi qualitativa, combinando observações etnográficas com entrevistas, roteirizadas e semi-abertas, que foram gravadas e analisadas segundo análise de discursos. O grupo entrevistado foi formado predominantemente por mulheres, professoras, coordenadoras, secretária municipal de educação, representante de Ong-AIDS, alunas, e poucos alunos. A pesquisa mostrou que coordenadoras e professoras não sabem lidar com a temática orientação sexual, não possuem formação e reflexão pedagógica para trabalhar com esses assuntos, encontrando-se abertas a essa possibilidade. As entrevistadas não ignoram a existência do PCN, embora não o tenham lido. Sexualidade é representada sob perspectiva “naturalista” de senso comum. Vincula-se sexo a doenças. Os alunos afirmam saber se prevenir. Querem saber mais sobre sexo e sexualidade. As escolas pesquisadas têm discurso de igualdade no acesso ao ensino, que nega perversamente as diferenças intra-gênero e de orientações sexuais, o que se traduz em prejuízos para as minorias. Enfim, essa pesquisa teve o mérito de colocar em debate a realidade escolar e apontar para a necessidade de políticas afirmativas nas escolas públicas e do desenvolvimento de melhor incorporação dos PCNs junto às escolas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | VII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Questões de gênero e sexualidade na educação fundamental.pdf | 580.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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