Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1714
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Carla Meira Pires-
dc.creatorFarias, Sérgio Coelho Borges-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-09-24T19:21:43Z-
dc.date.available2020-09-24-
dc.date.available2020-09-24T19:21:43Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1714-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleElementos do drama nas encenações didáticas voltadas para a formação da cidadania de jovens participantes do miacpt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoDiante das visíveis dificuldades enfrentadas por grupos teatrais constituídos comumente em comunidades situadas na periferia e em bairros populares da cidade de Salvador, no que se refere ao acesso aos elementos do Teatro, buscou-se desenvolver um estudo teórico e prático para uma formação ética/estética do jovem ator, como indivíduo e cidadão atuante no âmbito social em que ele se insere. A proposta metodológica apresentada pela pesquisa esteve centrada na Metodologia Triangular de Ana Mae Barbosa, buscando-se o conhecimento e a identificação dos elementos dramáticos, bem como a utilização desses conhecimentos como forma de contextualização de problemas sociais, nos quais, tanto o ator, quanto os seus personagens operam numa instância que se coloca entre a arte da representação e a vida cotidinana no âmbito social. Através de análises sistemáticas e assistemáticas, foi observado o desenvolvimento do pensamento crítico dos jovens, onde a exposição de suas reflexões está cada vez mais presente nas rodas de discussões. Através das atividades práticas, percebeu-se uma desenvoltura e um comportamento espontâneo que desencadeia uma maior interação e intervenção desses jovens enquanto indivíduos multiplicadores em seu convívio social. O conhecimento e um contato aprofundado com o texto teatral, a descoberta de sua estrutura, dos elementos que os compõem e os temas transversais aplicados como reforçamento das obras artísticas estudadas, constituíram fatores determinantes para o crescimento e amadurecimento desses jovens artistas-cidadãospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elementos do drama nas encenações didáticas.pdf484.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.