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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Vanessa da Silva-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-09-25T13:36:40Z-
dc.date.available2020-09-25-
dc.date.available2020-09-25T13:36:40Z-
dc.date.issued2003-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1719-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- Região e regiões brasileiras: uma abordagem nos livros didáticospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivros Didáticospt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleRegião e regiões brasileiras: uma abordagem nos livros didáticospt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho consiste em discutir a forma pela qual o tema região e regiões brasileiras vem sendo abordado no livro didático do ensino fundamental e médio, tendo por base, respectivamente, Vesentine & Vlach (1998), Geografia Crítica, e Coelho (1996), Geografia do Brasil. A discussão torna-se relevante no momento em que percebemos a necessidade de construção do pensamento político e reflexivo sobre a organização regional do espaço brasileiro, desmistificando a idéia de que se realiza desprovida de intencionalidade e estratégias geopolíticas Becker & Egler (1994). Dessa forma, o livro didático corresponde a um poderoso instrumento tanto para ratificar a forma coercitiva com que o Estado e o capital estabeleceram os limites regionais, garantindo suas especificidades para a integração nacional, como também pode apresentar possibilidades de pensar uma regionalização do espaço que traga benefícios a todos. Repensar o livro didático em Geografia do Ensino Fundamental e Médio é papel dos professores e estudantes dessa ciência. Callai (1986) ensina que através da construção do conhecimento e de uma nova proposta de análise – isto é, uma percepção crítica sobre a organização espacial – se estará contribuindo para desmistificar fatos e conceitos criados e utilizados pela classe dominante, legitimados através do Estado. Para a discussão do tema torna-se mister uma breve análise sobre o conceito de região, fundamentada na evolução do pensamento geográfico Castro (1995) & Correa (1990), bem como a caracterização, análise e interpretação de como o estudo sobre região e regiões brasileiras apresentase nos livros didáticos utilizados no Ensino Fundamental – Vesentine & Vlach (1998) – e Ensino Médio – Coelho (1996). A partir da análise feita destes autores, buscou-se perceber se contribuem para legitimar a atual organização regional do espaço brasileiro ou se analisam as regiões brasileiras como espaços dotados de intencionalidades e estratégias geopolíticas e ideológicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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