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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarolina, Pontim-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-09-25T17:57:41Z-
dc.date.available2020-09-25-
dc.date.available2020-09-25T17:57:41Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1731-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturas negraspt_BR
dc.subjectObjeto museológicopt_BR
dc.subjectIdentidade cultural regionalpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA cadeira de mãe menininha: cultura e história afro-brasileira como acervo museológicopt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO trabalho teve como base um estudo apresentado à disciplina Arte Decorativa, que consta do currículo mínimo do Curso de Museologia da UFBA, ministrado pela Profª. Dra. Joseania Freitas. Neste estudo, buscou-se trabalhar com um objeto exemplar de arte decorativa, no caso uma cadeira de braços, em exibição no saguão do Museu da Cidade (situado no Largo do Pelourinho, nº 03, Centro Histórico de Salvador-BA), que guarda a especificidade de ter pertencido à ialorixá Mãe Menininha do Gantois, a partir dos três vetores já consagrados da prática museológica: preservação, investigação e comunicação, com a intenção última de, ao afirmar um objeto cultural como rico suporte de informação, apontar formas de como preservar e investigar, para melhor comunicar esta informação. Nesse sentido, este estudo contou com um rigoroso trabalho de levantamento, análise e descrição do objeto selecionado e uma proposta de modelos técnicos para fichas de diagnóstico, identificação e inventário. Procurou-se também identificar o sentido subjacente ao fato de um museu, não qualquer museu, mas um museu que pretende construir e transmitir uma imagem do que é representativo da cultura da cidade do Salvador, expor uma cadeira que pertenceu a uma personalidade tornada referencial para a secularmente oprimida cultura negra, apesar do inevitável intercâmbio cultural que o cotidiano impõept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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