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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Flávia Silva de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-09-28T16:00:35Z-
dc.date.available2020-09-28-
dc.date.available2020-09-28T16:00:35Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1745-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBairropt_BR
dc.subjectGeografia humanísticapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectCuruzupt_BR
dc.subjectSalvador - Bahiapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleIdentidade de bairro e manifestações culturais em áreas de urbanização popular de Salvador: estudo de caso no bairro do curuzupt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca o entendimento do significado do “bairro” na cidade contemporânea, sob o ponto de vista de quem vivencia o espaço. Com base nos estudos da Geografia Humanística, compreende-se que o espaço pode ser estudado a partir das idéias de um povo, na corrente da experiência. Através da percepção, da vivência e da experiência dos moradores, baseando-se num olhar fenomenológico, analisa-se o bairro como espaço vivido e sentido, cada morador incorporando, a sua maneira, os elementos presentes em “seu” bairro. Foram realizadas entrevistas gravadas e solicitada a confecção de mapas mentais pelos moradores do bairro do Curuzu, em Salvador, observando-se quais os elementos mais desenhados, tratando-os como marcos referenciais que determinam a imagem do bairro; os moradores também identificaram no mapa do Curuzu seus limites e pontos referenciais. Trabalhou-se com uma amostra qualitativa de 21 entrevistados, sendo 11 homens e 10 mulheres, com idades de 15 a mais de 80 anos. Os resultados apontam para semelhanças evidentes, quanto aos limites e aos elementos marcantes, indicando um “bairro” consolidado na percepção e na experiência de seus habitantes. No Curuzu, são notáveis os aspectos culturais que demonstram sua forte ligação com as tradições afro-brasileiras. As manifestações culturais “emergentes”, relacionadas com a atuação de terreiros de candomblé e do bloco Ilê Aiyê, tornam-se, gradativamente, hegemônicas no bairro. Elas só podem ser consideradas “emergentes” vistas no contexto da cidade, como afirmação da cultura negra numa metrópole desigual e segregacionistapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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