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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Maria Olívia de Matos-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-09-28T17:40:17Z-
dc.date.available2020-09-28-
dc.date.available2020-09-28T17:40:17Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1749-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação de programapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleReforma universitária, avaliação de programas e formação de professores alfabetizadorespt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoNo momento em que o Ministério de Educação cria o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), propondo uma reforma na universidade num dos seus aspectos mais polêmicos, que é a nova modalidade de avaliação de desempenho das instituições de ensino superior e que tem impacto nos projetos acadêmicos dos cursos, parece-me oportuno apresentar o presente estudo que procura romper paradigmas na avaliação de um programa na área de alfabetização de jovens e adultos na Bahia. Pretendeu-se, nesta investigação, mostrar que a avaliação de um programa é mais processo que produto, que vai mais além dos dados quantitativos apresentados nas propostas oficiais e deve procurar desvendar toda a complexidade e toda a gama de aspectos que se desenrolam dentro e fora das salas de aula. No desafio desta investigação, procuramos romper concepções arraigadas, buscando a coerência entre o pensar e o agir dos sujeitos implicados, na tentativa de entender as dificuldades e êxitos dos sujeitos envolvidos, suas resistências e seus medos, interpretando os seus discursos nos aspectos semânticos e simbólicos. Enfatizamos ainda na pesquisa a importância de políticas públicas de formação de professores que sejam coerentes com as necessidades dos educandos, que satisfaçam às exigências do desenvolvimento profissional docente e que proporcionem um referencial aberto à perspectiva interdisciplinarpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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