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http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1749
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Oliveira, Maria Olívia de Matos | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-28T17:40:17Z | - |
dc.date.available | 2020-09-28 | - |
dc.date.available | 2020-09-28T17:40:17Z | - |
dc.date.issued | 2004-10 | - |
dc.identifier.issn | 85-88480-18-2 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1749 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer? | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de programa | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | Reforma universitária, avaliação de programas e formação de professores alfabetizadores | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | No momento em que o Ministério de Educação cria o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), propondo uma reforma na universidade num dos seus aspectos mais polêmicos, que é a nova modalidade de avaliação de desempenho das instituições de ensino superior e que tem impacto nos projetos acadêmicos dos cursos, parece-me oportuno apresentar o presente estudo que procura romper paradigmas na avaliação de um programa na área de alfabetização de jovens e adultos na Bahia. Pretendeu-se, nesta investigação, mostrar que a avaliação de um programa é mais processo que produto, que vai mais além dos dados quantitativos apresentados nas propostas oficiais e deve procurar desvendar toda a complexidade e toda a gama de aspectos que se desenrolam dentro e fora das salas de aula. No desafio desta investigação, procuramos romper concepções arraigadas, buscando a coerência entre o pensar e o agir dos sujeitos implicados, na tentativa de entender as dificuldades e êxitos dos sujeitos envolvidos, suas resistências e seus medos, interpretando os seus discursos nos aspectos semânticos e simbólicos. Enfatizamos ainda na pesquisa a importância de políticas públicas de formação de professores que sejam coerentes com as necessidades dos educandos, que satisfaçam às exigências do desenvolvimento profissional docente e que proporcionem um referencial aberto à perspectiva interdisciplinar | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | VII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Reforma universitária, avaliação de programas.pdf | 394 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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