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Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Minervina Joseli Espíndola-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-09-28T18:30:16Z-
dc.date.available2020-09-28-
dc.date.available2020-09-28T18:30:16Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1753-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleO professor das primeiras séries do ensino fundamental e o ato de lerpt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoCompreendemos que o ato de ler exerce função importante em nossas vidas e está inserido no processo social. Para despertar o gosto pela leitura, é preciso gostar de ler e, se ler, para o professor, é sofrimento, dificilmente ele despertará em seus alunos o desejo pela leitura. Diversas pesquisas apontam que muitas escolas não têm contribuído para a formação de leitores. Este estudo tem o objetivo de investigar como os/as professores/as, em exercício nas primeiras séries do Ensino Fundamental que estão cursando um Programa Intensivo de Graduação Plena em Pedagogia – Programa Rede UNEB 2000, município de Alcobaça, se relacionam com a leitura. Os dados da pesquisa foram coletados através da aplicação de um questionário aos 97 (noventa e sete) professores que participam do Programa. Para as entrevistas de aprofundamento, foram sorteados 12 (doze) professores, cujo critério foi o tempo de exercício do magistério. As entrevistas semi-estruturadas foram gravadas e transcritas sob a autorização prévia. Após análises detalhadas do material, tendo como embasamento os diversos estudos sobre o tema, iniciou-se a interpretação dos dados, permitindo a construção de três categorias: a leitura na história de vida dos professores, tipos de leituras efetuadas pelos professores e leitura: fonte de prazer e conhecimento ou um sacrifício determinado por alguém. Os dados revelam considerações importantes que contribuíram para consistentes reflexões sobre o grande dilema da educação brasileira: a formação do hábito de leitura para a construção de leitores críticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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