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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Santos, Jilvania Lima dos | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-29T19:15:56Z | - |
dc.date.available | 2020-09-29 | - |
dc.date.available | 2020-09-29T19:15:56Z | - |
dc.date.issued | 2004-10 | - |
dc.identifier.issn | 85-88480-18-2 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1778 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer? | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Diferença | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | A teoria do labirinto da diferença de Felippe Serpa: indícios para se pensar as pesquisas em educação | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | O texto apresenta uma das problemáticas abordadas pelo professor Felippe Serpa: a lógica da produção científica em educação: labirinto da diferença ou autopista da identidade. Ressalta que, visando à construção de outros caminhos para as sociedades humanas, sem classes e sem hegemonias universais, e uma vigorosa consciência de atitudes em prol da vida, é importante observar se o conhecimento científico está fundamentado na nova base material e histórica dada pela centralidade do chip ou ainda trilha na concepção da máquina a vapor. Afirma que a ciência, pensada sob a égide da pluralidade conceitual e técnica, pode promover múltiplos discursos e significativos modos de conhecer e produzir sentidos. A perspectiva trabalhada, portanto, sinaliza que, nas pesquisas em educação, há uma possibilidade de mudança de conduta, referente à concepção epistemológica e à utilização exacerbada dos modelos instituídos, pautada nos princípios de linearidade, certeza, dogmatismo, não-flexibilidade e não-pluralidade. Salienta a necessidade de promover a vida e romper com a lógica da ciência institucionalizada, cuja meta central é a autopista da identidade. A partir dessa síntese compreensiva, destaca-se que, do ponto de vista da ciência pedagógica hodierna, o trabalho de Serpa tem uma riqueza particular: ativa um tempo-espacial não-determinista, não-linear, que, graças às potências latentes, aponta para múltiplas bifurcações, favorece o imprevisto, o acaso, o surgimento do novo e produz estados multiformes e multicores da arte. Portanto, suas percepções são como chaves significativas para a compreensão da pluralidade dos contextos e das possibilidades de pesquisas no processo educativo de humanos para humanos | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | VII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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