Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jilvania Lima dos-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-09-29T19:15:56Z-
dc.date.available2020-09-29-
dc.date.available2020-09-29T19:15:56Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1778-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiferençapt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA teoria do labirinto da diferença de Felippe Serpa: indícios para se pensar as pesquisas em educaçãopt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO texto apresenta uma das problemáticas abordadas pelo professor Felippe Serpa: a lógica da produção científica em educação: labirinto da diferença ou autopista da identidade. Ressalta que, visando à construção de outros caminhos para as sociedades humanas, sem classes e sem hegemonias universais, e uma vigorosa consciência de atitudes em prol da vida, é importante observar se o conhecimento científico está fundamentado na nova base material e histórica dada pela centralidade do chip ou ainda trilha na concepção da máquina a vapor. Afirma que a ciência, pensada sob a égide da pluralidade conceitual e técnica, pode promover múltiplos discursos e significativos modos de conhecer e produzir sentidos. A perspectiva trabalhada, portanto, sinaliza que, nas pesquisas em educação, há uma possibilidade de mudança de conduta, referente à concepção epistemológica e à utilização exacerbada dos modelos instituídos, pautada nos princípios de linearidade, certeza, dogmatismo, não-flexibilidade e não-pluralidade. Salienta a necessidade de promover a vida e romper com a lógica da ciência institucionalizada, cuja meta central é a autopista da identidade. A partir dessa síntese compreensiva, destaca-se que, do ponto de vista da ciência pedagógica hodierna, o trabalho de Serpa tem uma riqueza particular: ativa um tempo-espacial não-determinista, não-linear, que, graças às potências latentes, aponta para múltiplas bifurcações, favorece o imprevisto, o acaso, o surgimento do novo e produz estados multiformes e multicores da arte. Portanto, suas percepções são como chaves significativas para a compreensão da pluralidade dos contextos e das possibilidades de pesquisas no processo educativo de humanos para humanospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A teoria do labirinto da diferença de Felippe Serpa.pdf150.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.