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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Rita Santiago da-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-10-09T18:13:02Z-
dc.date.available2020-10-09-
dc.date.available2020-10-09T18:13:02Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1823-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Catolica de Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectAuto-estimapt_BR
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleConsciência negra e cidadania: identidade e auto-estima em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO texto Cidadania e Consciência Negra: identidade e auto-estima em sala de aula, apresentado à coordenação da VII SEMOC , resulta do processo da pesquisa Projeto Educacional do Quilombo Asantewaa: Uma Alternativa possível?, em curso, no Mestrado em Educação e Contemporaneidade, sob a orientação da Profª. Dra. Narcimária Correia do Patrocínio Luz, da UNEB. Essa pesquisa tem como objetivo compreender a contribuição do Projeto Educacional do Quilombo Asantewaa – Centro de Formação para Mulheres Negras – no que tange à elevação da auto-estima e à construção da identidade racial das mulheres negras da Federação e adjacências. Sendo assim, busca refletir sobre os benefícios que as ações elaboradas por essa Entidade propiciam às mulheres negras atingidas pelos seus projetos pedagógicos. Através da pesquisa, tem-se constatado que a organização, não coincidentemente, mas como paradigma relevante dos seus pressupostos pedagógicos, realiza seus projetos através da interação entre a cidadania, a identidade racial e a auto-estima da mulher negra. A disciplina Cidadania e Consciência Negra (CCN), por exemplo, compõe o programa do Curso Pré-vestibular para Mulheres Negras da instituição, realizado na Federação. Esse texto pretende refletir sobre a interação entre auto-estima e identidade racial, no projeto pedagógico da entidade e nas aulas de CCN. Além de descrever essa disciplina, analisa também os impactos produzidos nas alunas participantes do projeto, provocados pelos estudos e experiências no percurso da disciplina. Aborda sobre as concepções de auto-estima e de identidade racial que perpassam os vários discursos e ações da entidade e que compõem o aporte teórico da pesquisapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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