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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Josafá Menezes da-
dc.creatorFranco Filho, Wilson-
dc.creatorOliveira, Márcio Menezes de-
dc.creatorMousinho Junior, Marcello-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-10-14T19:28:49Z-
dc.date.available2020-10-14-
dc.date.available2020-10-14T19:28:49Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1839-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA peculiaridade afro da religiosidade (contemporânea) na região metropolitana de Salvador – leitura de uma pesquisapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoSalvador se constitui um interessantíssimo ponto de observação da realidade religiosa brasileira. Recentemente, os resultados da pesquisa do CERIS, publicada sob o título de Desafios do catolicismo na cidade – Pesquisa em regiões metropolitanas brasileiras, em diversos momentos, se encontraram diante de dados contraditórios, isto é, a Região Metropolitana de Salvador, historicamente mais marcada pela cultura afro-descendente, apresenta índices baixos de declaração de certas práticas alternativas de crenças. No ano de 2003, a Coordenação de Pesquisa do CERIS, através da Professora Sílvia Fernandes, ampliou o estudo do fenômeno religioso no país, desta vez, concentrando-se sobre as novas formas que experiência religiosa vem assumindo na modernidade contemporânea”. O Instituto de Teologia, sob a coordenação do Prof. Dr. Pe. Josafá Menezes da Silva realizou o projeto entre o 1 de junho de 2003 a 31 de Agosto de 2003. Apresentamos alguns elementos de leitura dos dados relacionados à herança “afro-descendente” presente na religiosidade contemporânea, recolhidos nos grupos religiosos institucionalizados (Comunidades Eclesiais de Base, Renovação Carismática Católica e Assembléia de Deus) e entre os grupos de pessoas que se declaram “sem religião”. Salvador não se apresenta assim tão excêntrica como se costuma imaginar. Parece uma cidade como as outras. Uma homogeneidade cultural não se sustenta a uma análise mais atenta e criteriosa. O presente trabalho pretende apresentar algumas possibilidades de compreensão do fenômeno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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