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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCancela, Francisco Eduardo Torres-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-10-15T19:21:20Z-
dc.date.accessioned2020-10-15T19:21:22Z-
dc.date.available2020-10-14-
dc.date.available2020-10-15T19:21:20Z-
dc.date.available2020-10-15T19:21:22Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1847-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectCultura do povopt_BR
dc.subjectHegemoniapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleO samba no início do século XX: identidade, resistência e hegemonia nas ruas de Salvadorpt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste artigo é o produto inicial de uma pesquisa que tem como objetivo analisar os conflitos culturais na sociedade baiana, no início do século XX, tendo como objeto de estudo o samba, estilo musical que desde sua origem é foco de identidade social, de resistência político-cultural e disputa de hegemonia. As fontes utilizadas na constituição deste trabalho foram os jornais baianos de maior circulação nas três primeiras décadas do século passado. A escolha destas fontes foi inspirada no fato de os jornais servirem como veículo de imposição de um padrão cultural das classes dominantes. E, ao analisá-los, tornou-se possível perceber como as classes dominantes viam e reagiam ante as manifestações do povo negro e pobre. A problematização central deste estudo encontra-se na tentativa de identificar os fatores que levaram o samba passar por um momento de perseguição e criminalização e outro momento de exaltação e aceitação. Questiona frontalmente a concepção de que a glória do samba teria existido como coroamento a uma tradição secular de contato entre vários grupos sociais, na tentativa de inventar uma suposta identidade brasileira. O conjunto das fontes trabalhadas e da bibliografia estudada apresenta uma outra explicação sobre o mistério do samba, em que a discussão sobre cultura e hegemonia alimenta e ajuda a compreensão do problema levantado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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