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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Elias Lins-
dc.creatorSantos, Nilda Moreira-
dc.creatorAlmeida, Márcia Leane Reis de-
dc.date.accessioned2020-10-20T12:47:41Z-
dc.date.available2020-10-20-
dc.date.available2020-10-20T12:47:41Z-
dc.date.issued2003-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1884-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Ação acadêmica dos professores da UCSal: contribuição para a construção da cidadania coletivapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCidadania Coletivapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleAção acadêmica dos professores da UCSal: contribuição para a construção da cidadania coletivapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste Projeto de Pesquisa está vinculado à implantação do Núcleo de Estudos sobre Movimentos Sociais e Educação (NEMSE), enquanto proposta de estudo da ação acadêmica dos professores de cursos de licenciatura da UCSAL. Ele nasce, então, na Faculdade de Educação da UCSAL com a presença do NENSE, que, por sua vez, está organizado a partir da compreensão de duas vertentes, prático-pedagógica e de movimentos sociais, constituindo-se em dois trabalhos de estudo. A primeira pesquisa já aparece delineada neste projeto, enquanto a segunda se configura como o segundo projeto do NENSE, que será desenvolvido no âmbito específico dos movimentos sociais urbanos. É importante esclarecer um pouco o caminho da própria construção do Núcleo de Estudo sobre Movimentos Sociais e Educação, partindo de uma metáfora que aparece no livro de Ítalo Calvino As Cidades Invisíveis, “Numa situação de diálogo entre Marco Pólo e Kublai Khan”, Marco Pólo descreve uma ponte pedra por pedra: – Mas qual é a pedra que sustenta a ponte? pergunta Kublai Khan. – A ponte não é sustentada por esta ou aquela pedra, mas pela curva do arco que elas formam – responde Marco Pólo. Kublai Khan permanece em silêncio, refletindo. Depois acrescenta: – Por que falar das Pedras? Só o arco me interessa. Marco Pólo responde: – Sem pedras, o arco não existe (CALVINO, 1990, p. 79). Como Marco Polo, precisamos analisar e descrever os movimentos sociais (“as pedras”) para, posteriormente, encaminharmos outros estudos, estes, relacionados à prática pedagógica (“o arco”). Neste sentido, podemos levantar algumas perguntas para iniciar uma reflexão. Pode um professor chegar a um resultado pedagógico acadêmico consistente sem a presença de modelos educativos, sendo ele sujeito-ator de seu trabalho pedagógico, ou seja, responsável pela condução de um processo de construção da cidadania coletiva em sala de aula? Que contribuição reside nesse processo de criação didático-pedagógico (teoria / prática) por um lado, e por outro lado, que qualidades específicas caracterizam o produto (fato educativo) gerado pelo mesmo? Que resultado na relação pedagógica (professor / aluno), em sala de aula, este professor pode obter, quando evita ser norteado apenas pelos textos produzidos dentro de modelos cientificizantes? Estas norteadoras perguntas colocam-nos diante de uma reflexão. A disponibilidade e a disposição desse professor universitário para superar, além das delimitações do papel tradicional do professor, bem como as suas próprias limitações, ainda tendo que enfrentar os grandes dilemas ocupam uma importância determinante neste processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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