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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Antonio Mateus de Carvalho-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-10-20T14:39:12Z-
dc.date.available2020-10-20-
dc.date.available2020-10-20T14:39:12Z-
dc.date.issued2003-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1891-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- Uma nova interação educativa: ACC/FCH - 455pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteração Educativapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleUma nova interação educativa: ACC/FCH - 455pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoDesde as cátedras gregas percebe-se que a universidade existe porque a sociedade existe. Neste sentido, sempre percebemos discussões sobre a relação que deve existir entre universidade e sociedade. Como estabelecer um processo interativo de reciprocidade entre esses dois entes? Pensando nesta reciprocidade, universidade x comunidade, foi criada a ACC – Atividade Curricular em Comunidade, projeto de extensão da Universidade Federal da Bahia, que se enquadra formalmente na burocracia institucional universitária como uma disciplina optativa e transdisciplinar, visando ao contato com diversas comunidades, tanto na área metropolitana de Salvador, como no interior do Estado da Bahia. Um projeto inovador, que revoluciona a relação entre Universidade e Comunidade, fazendo surgir um diálogo mais próximo entre estes dois ambientes, promovendo um novo tipo de desenvolvimento científico – a ciência da troca, do cruzamento de idéias e da percepção do outro. A Universidade sempre foi vista como uma instituição de grande responsabilidade social, porém a crítica que se segue é que a resposta dada pelas instituições universitárias às comunidades deixava grandes lacunas, quando se vislumbrava a grande responsabilidade que lhe é demandada pela sociedade. O principal ponto debatido pelos críticos do ostracismo universitário é que essas instituições, além de se fechar nos intramuros e nas salas de aulas, criam verdades absolutas e as lançam para a sociedade, sem que esta tenha participado da elaboração dessas verdades. Nesse sentido, a grande questão que norteia o relacionamento universidade x sociedade, e que deve ser posta em discussão, é a interação que deve ser constante e recíproca. Com atenção aos processos necessários a uma interação recíproca entre universidade e comunidade, evidenciaremos neste trabalho exemplos de ações práticas desenvolvidas durante dois semestres na comunidade de Plataforma, bairro densamente povoado do Subúrbio Ferroviário de Salvador, que recebe um grupo de estudantes universitários, formando a equipe ACC/FCH- 455, que possuía como ementa principal: A pesquisa e a intervenção na comunidade de Plataforma para a mobilização de adolescentes e jovens que se encontrem em dificuldades de auto-sustentação e de inserção social. No primeiro plano, adolescentes e as dificuldades de transição para a vida adulta em termos de oportunidades de trabalho, estado e lazer; pesquisa sobre as condições concretas de vidas e expectativas; no segundo, preparação dos jovens através de oficinas e cursos de formação para ações compartilhadas: cooperação e solidariedade através de práticas educativas e de artes. Análise da problemática do primeiro emprego – da preparação para o trabalho e as medidas e possibilidades de realização de projetos de vida e de animações da vida. Os cursos versam sobre a problemática do corpo e das próteses culturais: saúde, sexualidade, estéticas e signos, do habitar do morar e relações de vizinhanças, de grupo e outros de caráter mais instrumental; da sedução: amor, amizade, galeras, festas e fantasias; compartilhamento e coesão sócio política: objetivos e projetos comuns; da cidadania: direito específicos e difusos. As ações práticas que foram desenvolvidas na comunidade de Plataforma serão aqui postas como referencial pedagógico de interação, entendendo que o exposto servirá como um conjunto de processos e técnicas para ensinar a aprender, e aprender ensinando. Visa-se a uma relação de troca entre os estudantes universitários e a comunidade de Plataforma. Sendo assim destacaremos pontos chaves para a realização de um trabalho social: Formação da Equipe; Envolvimento Comunitário; Atividades Realizadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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