Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Flora Deane Santos-
dc.creatorDuarte, Leonardo de Carvalho-
dc.creatorOliveira, Patrícia Valéria Melo de-
dc.creatorNeves, Rose Núbia Silva-
dc.creatorOliveira, Rafael Bastos da Silva de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-10-20T18:59:56Z-
dc.date.available2020-10-15-
dc.date.available2020-10-20T18:59:56Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1903-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalho pedagógicopt_BR
dc.subjectGinásticapt_BR
dc.subjectConhecimento científicopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleTrabalho pedagógico e o pensamento cientifico: relações e nexos a partir da ginástica nas aulas de educação físicapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO estudo está inserido na LEPEL – Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer - da FACED/UFBA e desenvolve-se a partir da disciplina de Ginástica Escolar do Curso de Licenciatura em Educação Física. Busca responder a duas problemáticas do processo ensino aprendizagem: uma ligada à organização do pensamento cientifico e outra, à avaliação do processo de aprendizagem cientifica. Parte do questionamento do trabalho pedagógico, nos cursos de formação de professores e da compreensão de que o conhecimento cientifico exige métodos rigorosos e intensa exploração do material a ser estudado, a partir do que é possível realizar sistematizações, generalizações e demais elaborações próprias do desenvolvimento do conhecimento cientifico. Considera a prática como possibilidade concreta de desenvolver o conhecimento e propõe, para tal, a elaboração de um portfólio, procedimento largamente utilizado no meio artístico, contendo dados sobre o conhecimento reconhecido como conhecimento do campo da ginástica. Tal procedimento, quando transposto para a prática pedagógica, além de instigante do ponto de vista intelectual, produz uma emoção extra: a agradável sensação de saber que se está produzindo um legado para as futuras investigações. Examinar um banco de dados é algo útil e necessário a qualquer estudante, de qualquer nível, formação, curso e disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho pedagógico e o pensamento cientifico.pdf526.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.