Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1903
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Flora Deane Santos | - |
dc.creator | Duarte, Leonardo de Carvalho | - |
dc.creator | Oliveira, Patrícia Valéria Melo de | - |
dc.creator | Neves, Rose Núbia Silva | - |
dc.creator | Oliveira, Rafael Bastos da Silva de | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-20T18:59:56Z | - |
dc.date.available | 2020-10-15 | - |
dc.date.available | 2020-10-20T18:59:56Z | - |
dc.date.issued | 2004-10 | - |
dc.identifier.issn | 85-88480-18-2 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1903 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer? | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Ginástica | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento científico | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | Trabalho pedagógico e o pensamento cientifico: relações e nexos a partir da ginástica nas aulas de educação física | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo está inserido na LEPEL – Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer - da FACED/UFBA e desenvolve-se a partir da disciplina de Ginástica Escolar do Curso de Licenciatura em Educação Física. Busca responder a duas problemáticas do processo ensino aprendizagem: uma ligada à organização do pensamento cientifico e outra, à avaliação do processo de aprendizagem cientifica. Parte do questionamento do trabalho pedagógico, nos cursos de formação de professores e da compreensão de que o conhecimento cientifico exige métodos rigorosos e intensa exploração do material a ser estudado, a partir do que é possível realizar sistematizações, generalizações e demais elaborações próprias do desenvolvimento do conhecimento cientifico. Considera a prática como possibilidade concreta de desenvolver o conhecimento e propõe, para tal, a elaboração de um portfólio, procedimento largamente utilizado no meio artístico, contendo dados sobre o conhecimento reconhecido como conhecimento do campo da ginástica. Tal procedimento, quando transposto para a prática pedagógica, além de instigante do ponto de vista intelectual, produz uma emoção extra: a agradável sensação de saber que se está produzindo um legado para as futuras investigações. Examinar um banco de dados é algo útil e necessário a qualquer estudante, de qualquer nível, formação, curso e disciplina. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | VII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho pedagógico e o pensamento cientifico.pdf | 526.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.