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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCronemberger, Flávia Fialho-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-10-20T19:05:57Z-
dc.date.available2020-10-15-
dc.date.available2020-10-20T19:05:57Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1904-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscurso autoritáriopt_BR
dc.subjectDiscurso dialógicopt_BR
dc.subjectExpressividade da vozpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titlePadrões comunicativos com enfoque na expressividade da vozpt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO discurso autoritário do professor em sala de aula vem dominando as relações entre docente e discente. Atualmente, busca-se a presença do docente como mediador da aprendizagem, já que é condição necessária para uma atitude ativa na construção do conhecimento que os alunos se tornem sujeitos de suas enunciações, sendo as relações dialógicas estabelecidas entre professor-aluno momentos de produção de linguagem e oportunidades para tal construção. Dentro dessa perspectiva, surge um novo questionamento: Será que a voz do professor apresenta diferentes nuances vocais que podem contribuir para delinear diferentes práticas discursivas em sala de aula? A voz a que me refiro é o som da fala, veículo que transporta a linguagem oral, imprescindível na compreensão da mensagem. Encontram-se embutidas as variações de intensidade, altura, qualidade vocal entre outros parâmetros que apresentam mudanças dependendo do contexto interacional. Na tentativa de observar e analisar tais práticas comunicativas, a abordagem qualitativa de caráter etnográfico parece-me a mais adequada. A pesquisa vem sendo construída a partir da gravação da voz de um docente que ministra aula para uma turma de 8º série do ensino fundamental de uma escola pública. As primeiras observações apontam para o surgimento de diferentes qualidades vocais (repreensiva, enfática, convidativa) utilizando-se de diferentes tipos de “pitch” (agudo, agudo-estridente, grave, médio) associados a outros recursos vocais. Pretendo com este trabalho levar o professor a repensar e re-significar aspectos relacionados à voz, que podem provocar diferentes significações em suas falas, com tendências tanto para o discurso autoritário como dialógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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