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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCerqueira, Doralice Marques de Araújo-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-10-21T14:09:50Z-
dc.date.available2020-10-21-
dc.date.available2020-10-21T14:09:50Z-
dc.date.issued2003-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1917-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- Democratização da gestão escolar: desafios e tensões no contexto real da escolapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleDemocratização da gestão escolar: desafios e tensões no contexto real da escolapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO presente texto expõe as principais conclusões extraídas da pesquisa que realizamos como parte da nossa dissertação de mestrado intitulada: “Gestão da escola pública: uma análise da prática”. A pesquisa focalizou a democratização da gestão escolar e sua efetivação no cotidiano da escola pública estadual baiana. O que nos motivou a realizar essa investigação foi, por um lado, a problemática acerca da gestão democrática na escola pública brasileira e a existência, em todas as instâncias da esfera governamental, de uma política consubstanciada por um aparato legal que determina a democratização da gestão da escola pública, como estratégia de melhoria da qualidade e promoção da eqüidade da educação. Por outro lado, a motivação decorreu da necessidade de conhecer a dinâmica desses processos na prática cotidiana da escola pública estadual baiana. A pesquisa foi realizada em uma escola de 1ª à 4ª série do ensino fundamental, da rede estadual de ensino, localizada na periferia de Salvador. Compreendeu o período 1997-1999 e teve como objeto de estudo a prática gestora desenvolvida na referida escola, objetivando verificar empiricamente as características-padrão que definiam o modelo de gestão desenvolvido, bem como a compreensão de gestão democrática para representantes das comunidades escolares e local e as mudanças ocorridas nos processos administrativo e pedagógico da escola, desde a implementação do Colegiado Escolar, com relação a: a) inter-relação corpo administrativo-professores-alunos-funcionários; b) inter-relação comunidade escolar e local; c) clima organizacional desde a implementação do Colegiado Escolar; d) comunidade escolar, sistema de ensino – SEC/DIREC; e) resultados do desempenho escolar obtido pelos alunos. Nesta perspectiva, a partir de uma análise quali-quantitativa, desenvolvemos um estudo de caso. Durante mais ou menos um ano acompanhamos a dinâmica do contexto escolar. Inicialmente, buscando adaptarmo-nos ao ambiente da escola, começamos a realizar observações livres, informais, registrando descritivamente tudo que ocorria na escola, nos três turnos de funcionamento. Posteriormente, passamos a tomar parte em reuniões realizadas pela equipe escolar. Para adquirir maior compreensão da prática gestora desenvolvida no cotidiano da escola, realizamos entrevistas, aplicamos um questionário e efetuamos análise documental (cadernetas, avaliações, arquivos de matrícula, etc), que muito contribuíram para a elucidação da realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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