Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana Filho, Antonio Arivalter-
dc.creatorJesus, Ivanilton Sales de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-10-21T19:06:10Z-
dc.date.available2020-10-15-
dc.date.available2020-10-21T19:06:10Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1930-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImportânciapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA importância da história da matemática como recurso motivacional no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoNesse projeto propomo-nos a investigar como a inclusão da História da Matemática no planejamento pedagógico anual do ensino fundamental, nas escolas públicas da rede estadual de ensino, influencia a compreensão dos alunos sobre os assuntos matemáticos. As justificativas apontam para as dificuldades dos professores no trabalho com a História da Matemática, muitas vezes esse trabalho não é feito, enfocando a motivação por parte do aluno se este perceber a importância que a matemática teve na resolução de determinados problemas do cotidiano da população com o passar dos tempos, desde a antigüidade. Através de depoimentos de estudiosos na área, podemos ter uma visão mais abrangente acerca da necessidade de uma nova metodologia motivadora no ensino da Matemática que seria a inclusão da História da Matemática no planejamento anual. Para operacionalizar a pesquisa, selecionaremos duas escolas do ensino público e em cada escola um professor; um deles trabalhará com a História da Matemática e o outro não. Usando uma abordagem qualitativa, a investigação será feita através de dados colhidos das observações das discussões dos grupos de alunos, em sala de aula e de anotações produzidas a partir da observação da prática docente dos professores pesquisados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância da história.pdf387.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.