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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira Junior, Erick Menezes de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-10-26T18:01:35Z-
dc.date.available2020-10-16-
dc.date.available2020-10-26T18:01:35Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1976-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectFlexibilizaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinariedadept_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleVisão de educação universitária e universidade brasileirapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoDescrever-se-ão as modificações que vem passando o ensino universitário brasileiro, analisando as peculiaridades nacionais e regionais. Para Dessarte, a educação formal está passando por um processo de modificação intensa em seus fundamentos. Quanto à concepção de ensino universitário tradicional, baseado em um rígido conteúdo programático, vem sendo substituído por um conteúdo programático mais flexível, que abre espaço para as Universidades, no uso de sua autonomia, agregarem as matérias básicas de um curso, matérias específicas, de acordo com as necessidades regionais. Essa maior abertura do conteúdo programático deve ser vista com particular atenção pelas Universidades situadas no interior, vez que cada micro-região deve receber um suporte teórico para que possa desenvolver-se. Outra reformulação reside no tratamento interdisciplinar entre os diversos ramos do conhecimento. A Universidade, para produzir conhecimento, não pode desvincular o ensino da pesquisa, deve ser um lugar de comunidade, e a comunicação deve ser firmada num sólido entrosamento entre as disciplinas e o processo educativo como um todo. A pesquisa e a extensão devem ser estruturadas a partir das necessidades de uma dada comunidade. Com efeito, da articulação do ensino, da pesquisa e da extensão, alicerçadas nas necessidades regionais, poder-se-á extrair o modelo de ensino universitário almejado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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