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http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1976
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Oliveira Junior, Erick Menezes de | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-26T18:01:35Z | - |
dc.date.available | 2020-10-16 | - |
dc.date.available | 2020-10-26T18:01:35Z | - |
dc.date.issued | 2004-10 | - |
dc.identifier.issn | 85-88480-18-2 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/1976 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer? | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Flexibilização | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinariedade | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | Visão de educação universitária e universidade brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | Descrever-se-ão as modificações que vem passando o ensino universitário brasileiro, analisando as peculiaridades nacionais e regionais. Para Dessarte, a educação formal está passando por um processo de modificação intensa em seus fundamentos. Quanto à concepção de ensino universitário tradicional, baseado em um rígido conteúdo programático, vem sendo substituído por um conteúdo programático mais flexível, que abre espaço para as Universidades, no uso de sua autonomia, agregarem as matérias básicas de um curso, matérias específicas, de acordo com as necessidades regionais. Essa maior abertura do conteúdo programático deve ser vista com particular atenção pelas Universidades situadas no interior, vez que cada micro-região deve receber um suporte teórico para que possa desenvolver-se. Outra reformulação reside no tratamento interdisciplinar entre os diversos ramos do conhecimento. A Universidade, para produzir conhecimento, não pode desvincular o ensino da pesquisa, deve ser um lugar de comunidade, e a comunicação deve ser firmada num sólido entrosamento entre as disciplinas e o processo educativo como um todo. A pesquisa e a extensão devem ser estruturadas a partir das necessidades de uma dada comunidade. Com efeito, da articulação do ensino, da pesquisa e da extensão, alicerçadas nas necessidades regionais, poder-se-á extrair o modelo de ensino universitário almejado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | VII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Visão de educação universitária.pdf | 395.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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