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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, André Bomfim dos-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-10-29T19:50:11Z-
dc.date.available2020-10-19-
dc.date.available2020-10-29T19:50:11Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2055-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado culturalpt_BR
dc.subjectProjeto culturalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleMarketing, publicidade e design: uma proposta interdisciplinar para a elaboração de projetos culturais.pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoCom a política neoliberal adotada pelo governo brasileiro desde a reabertura democrática, o Estado, outrora principal mecenas da cultura nacional, cede lugar à iniciativa privada, estimulando-a com a criação de leis de incentivo. Para disputar o patrocínio artístico das organizações privadas, os produtores culturais passaram a ter como principal arma dos princípios do Marketing, Publicidade e Design podem e devem ser estimulados como ferramentas de profissionalização do mercado de produção cultural. Utilizando estas três áreas do conhecimento acadêmico-científico, este estudo propõe u a um planejamento de caráter técnico, administrativo e artístico denominado de “projeto cultural”. Os projetos, sua apresentação visual, seu poder de convencimento e sua adaptação aos interesses institucionais das empresas são fatores decisivos na conquista do patrocínio. O conhecimento e a instrumentalização na abordagem interdisciplinar para a construção/elaboração de projetos culturais, visando democratizar o acesso às ferramentas essenciais para a elaboração de projetos de qualidade e coerência superiores. Para tanto, ele se baseia em levantamento bibliográfico, entrevistas com produtores culturais e artistas experientes e entrevistas com produtores culturais e artistas emergentes.Propiciar o acesso à tecnologia de elaboração de projetos a novos e talentosos produtores, bem como aqueles mais experientes que ainda não se adequaram à nova realidade, pode ser visto como um ideal de democratização que vai de encontro à especulação mercadológica que permeia o universo da arte e cultura nessa era neoliberal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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