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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaldas, Sônia Regina de Araújo-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-11-03T17:58:06Z-
dc.date.available2020-10-26-
dc.date.available2020-11-03T17:58:06Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2070-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleNova Bahiapt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA Bahia tem sido divulgada em alguns veículos de comunicação, principalmente na propaganda, através de imagens com modificações por meio dos recursos midiáticos, que podem estar levando o observador dessas comunicações a interpretações equivocadas. A utilização dos equipamentos tecnológicos tem contribuído para demonstrações distorcidas até mesmo com relação a cor natural da cidade. A utilização da cor é simbólica e os programas de computação, grande instrumental auxiliar na confecção de layouts, principalmente no acabamento dos trabalhos gráficos, têm dado aos publicitários, jornalistas, programadores visuais e designers a possibilidade cada vez maior de modificar cores, formas e adequar as imagens ao objetivo desejado. Sendo assim, percebemos que muitas imagens sobre a Bahia têm sido modificadas e veiculadas com colorações exacerbadas, passando para o observador uma atmosfera especial e exótica. Como a fotografia, ao ser impressa, parece que é o congelamento de um momento real para ser posteriormente demonstrado, inclusive na mídia, questionamos até que ponto um observador que não conhece a Bahia perceberá que essa imagem é o olhar artístico do fotógrafo ou a interferência de quem executa o layout? Ou será que os observadores dessas imagens considerarão que a "Bahia" e os seus pontos turísticos são exatamente como foram impressos e divulgados? Os resultados que encontramos nessa pesquisa levaram à reflexões sobre o papel dos comunicadores, sobre as representações de alguns pontos turísticos da Bahia e suas constantes modificações na mídia contemporânea.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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