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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-11-04T12:48:40Z-
dc.date.available2020-11-04-
dc.date.available2020-11-04T12:48:40Z-
dc.date.issued2003-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2086-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- Visão da educação à distância: processo de movimentos e desdobramentospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleVisão da educação à distância: processo de movimentos e desdobramentospt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo procura discutir a educação à distância em geral, e a visão do ensino, em particular, como um todo coerente, o qual nunca é estático ou completo, mas um processo de movimentos e desdobramentos. A própria ciência está exigindo uma visão do mundo nova e não fragmentária, no sentido de que a atual abordagem do ensino analisa o mundo em partes independentes, e é preciso, isto sim, aprender de novo, observar e descobrir por nós mesmos uma nova estrutura que não seja tão inclinada à fragmentação como é a atual. Com o advento da nova onda do uso das tecnologias na Educação, perspectivas estão sendo colocadas e desejadas para a reconstrução de um sistema educacional de qualidade, que atenda às necessidades e expectativas da sociedade, por um sistema mais democrático, eficiente e, sobretudo, com eqüidade e justiça social. Diversificar oportunidades de acesso ao ensino de qualidade constitui-se em novos desafios para antigos problemas – através da intervenção pedagógica com o uso das novas tecnologias, com uma formação adequada dos professores para atuarem em programas em Educação à Distância (EAD) – o que nos faz refletir sobre as possibilidades que poderão proporcionar na construção dos saberes indispensáveis à formação do cidadão. Segundo Polak (2002), “[...] é um engano pensar em trabalhar com educação à distância dispondo da mesma estrutura utilizada na educação presencial. A EAD requer estrutura específica”. O ensino tradicional, nesta perspectiva, dificulta qualquer tentativa de mudança, de inovação. A educação é extremamente conservadora. As instituições não conseguiram ainda mudar seus paradigmas. A exploração de novos ambientes, a busca e a investigação, a liberdade de ir e vir na construção do conhecimento, que ocorre de modo não linear, permitem a globalização da oferta e da procura de programas educacionais na modalidade da Educação à Distância, em todos os níveis de aprendizagem, derrubando os muros, ultrapassando fronteiras e espaços geográficos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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