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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana Neto, João Antônio de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-11-04T19:24:29Z-
dc.date.available2020-10-26-
dc.date.available2020-11-04T19:24:29Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2108-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.subjectProcessos argumentativospt_BR
dc.subjectTextos didáticos medievaispt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleEstudo retórico de textos didáticos medievaispt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA partir da tríade retórica ethos, lógos e páthos, dos postulados teóricos da Nova Retórica e da Análise de Discursos, pretendeu-se estudar os processos argumentativos em textos didáticos medievais. Foi tomado como corpus de análise os “Sete tratados cartusianos” ascéticos-místicos comumente conhecidos como “Castelo perigoso” e o tratado didático-moralístico “Livro das tres vertudes a insinança das damas”, escrito por Christine de Pizan, polígrafa francesa de origem italiana, para educar as mulheres de todos os estratos sociais. Partindo do levantamento quantitativo das técnicas argumentativas utilizadas nos dois textos medievais que compõem o corpus, procurou-se identificar as técnicas com maior número de ocorrências nos dois textos, objetivando identificar o uso dos processos retóricos com maior incidência que convergem e divergem, a fim de verificar os que são comuns entre os textos escolhidos, a construção argumentativa e as relações entre o ethos, o lógos e o páthos. Concluiuse que Christine de Pizan, como mestra, constrói um discurso didático fundamentado mais na experiência adquirida, diferindo de Frère Robert que baseia a sua obra, o Castelo perigoso, no discurso religioso institucionalizado. Verificou-se que o emprego de alguns subtipos de argumentos está intimamente ligado à temática e/ou à imagem do auditório. Esses elementos, muito mais do que o tamanho do texto, são decisivos para o uso de determinado subtipo de argumento, considerando-se também o tipo do discurso e o gênero do texto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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