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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Bartira Telles Pereira dos-
dc.creatorSilva, Érica Bastos da-
dc.creatorAlmeida, Gabriel Swahili Sales de-
dc.creatorSilva, Patrícia Rosa da-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-11-05T16:37:51Z-
dc.date.available2020-10-26-
dc.date.available2020-11-05T16:37:51Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2119-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectLaicidadept_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleO mapa e o território, fronteiras entre o dito e o realizável no projeto laico de ensinopt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste estudo copila algumas reflexões preliminares que emergiram da tentativa de aproximação e compreensão do fenômeno do entrelaçamento das práticas religiosas com o projeto laico de público, e a hipótese de que os valores religiosos dos atores se preservam no espaço da escola, extrapolando o âmbito privado e se configurando em uma das vias de privatização do espaço público. Esse processo parece convergir com uma tradição de formação dos espaços públicos no Brasil6, e com o movimento de reencantamento do mundo, que põe em cheque o perfil da Instituição Escola como produto da modernidade apoiada na defesa do laico. Partimos da premissa de que, apesar de o Estado se autodeclarar laico, a escola pública é um espaço que sofre quotidianamente a influência de diferentes culturas religiosas, algumas destas declaradas, outras não. Para tanto, trabalhamos com a análise dos elementos constituintes da modernidade e com as intersecções entre Igreja, Estado e Escola, a partir de uma revisão bibliográfica que inclui autores como Luís Antônio Cunha, Durkeim, Rouanet e Simon Scwartzman. O trabalho de campo da pesquisa vem sendo realizado, desde novembro de 2003, em três escolas da rede pública de ensino de Salvador. Dentro de uma perspectiva etnográfica, temos realizado entrevistas, observação de aula e pesquisa documental. Até o momento, foi possível perceber as contradições e conflitos existentes entre o dito e o realizável, bem como detectar diferentes acepções de laico e usos diferenciados do discurso religioso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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