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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGandarela, Allan de Araújo-
dc.creatorBahiano, Mary Lu Reis-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-11-06T17:56:57Z-
dc.date.available2020-11-06-
dc.date.available2020-11-06T17:56:57Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2124-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleUm estudo sobre meio ambiente e diversidade cultural no PNE – 2001pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO texto a ser apresentado em forma de pôster pretende fazer uma análise a respeito da diversidade cultural e do meio ambiente no Plano Nacional de Educação – PNE de 2001, que tem como suporte legal a Constituição de 1988 e a Lei 9.394 – 96 (LDB). Para tanto, desenvolvemos um estudo contrastivo do referido plano como parte da legislação produzida até então. A partir do estudo de referenciais teóricos sobre diversidade cultural e meio ambiente, a leitura desses documentos legais levounos a considerar que houve significativos avanços na abordagem dessas temáticas, sobretudo resultantes das reivindicações dos movimentos socioculturais e ambientais. O texto do PNE, que trata da diversidade cultural e do meio ambiente, contribui para um efetivo tratamento destas questões como temas prioritários nas reflexões e ações educativas nos diversos espaços de socialização de conhecimento, em especial a Escola. O meio ambiente passa a ser considerado através da educação ambiental, como tema transversal na prática educativa especialmente no ensino básico. Ao abordar a pluralidade e diversidade na formação cultural brasileira, tratando-se da cultura indígena e da negra, essas ganham não somente capítulos específicos no referido documento, como passam a ser temas obrigatórios nos currículos escolares, em especial na área de História, afirmando-se que esta deve contemplar a “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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