Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2142
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ornellas, Bárbara Santos | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-09T17:09:03Z | - |
dc.date.available | 2020-11-09 | - |
dc.date.available | 2020-11-09T17:09:03Z | - |
dc.date.issued | 2004-10 | - |
dc.identifier.issn | 85-88480-18-2 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2142 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer? | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | O peso do cordão na cintura do capoeirista: uma análise acerca da graduação da capoeira | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste numa análise referente ao processo de formação do professor de capoeira e da hierarquização envolvida no mesmo, a partir de instrumentos simbólicos-materiais representada aqui pela graduação estabelecida em academias e grupos através de cordões, cordéis, cordas e fitas. O nosso objetivo é analisar criticamente os fatores que determinaram a inclusão e a manutenção da graduação na capoeira, suas causas e conseqüências e a relação que essa hierarquia simbólica pode proporcionar aos futuros professores dessa atividade, tentando, mais do que analisar o objeto em questão, também familiarizar os não praticantes dessa manifestação cultural com os processos pelo qual passa o indivíduo que tem como objetivo tornar-se um professor de capoeira, respeitando os métodos tradicionais que já existem e resistem por anos. A nossa primeira análise é feita a partir do aparecimento da capoeira, caracterizada com traços africanos, trazendo um breve histórico sobre o seu surgimento e como essa manifestação cultural consegue ainda manter as raízes étnicas vivas. O principal ponto do trabalho se desenvolve a partir de um histórico da origem da graduação da capoeira, como ela se diferencia entre os diversos estilos e escolas de capoeira e como o seu sentido pode ser deturpado e manipulado de acordo com os interesses dos mestres. O estudo traz assim uma forma de desmistificar esse processo em torno da tão cobiçada graduação no mundo da capoeira e como ela pode ajudar ou prejudicar a formação de um futuro professor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | VII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O peso do cordão na cintura do capoeirista.pdf | 395.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.