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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Daniela Santos de-
dc.creatorPassos, Deborah Sampaio-
dc.creatorLima, Flavia Carolina Alves-
dc.creatorLima, Rachel Pinheiro Freire-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-11-09T17:51:11Z-
dc.date.available2020-11-09-
dc.date.available2020-11-09T17:51:11Z-
dc.date.issued2004-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2147-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Reforma Universitária Que Universidade o Brasil Quer?pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicoespiritualpt_BR
dc.subjectAcadêmicospt_BR
dc.subjectPacientept_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleContribuição dos acadêmicos de enfermagem em frente às necessidades pisicoespirituais do pacientept_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (7: 2004: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO atendimento às necessidades psicoespirituais é necessário para estabelecer e manter um relacionamento pessoal e dinâmico entre a pessoa e Deus. Para tanto, é importante que as enfermeiras comecem a diagnosticar e contribuir com essa necessidade ainda na vida acadêmica. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, exploratória com abordagem qualitativa que objetivou verificar a contribuição dos acadêmicos de enfermagem diante das necessidades psicoespirituais de seus pacientes. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do curso de graduação de enfermagem de uma Universidade Pública do Estado da Bahia com idade compreendida entre 21 e 34 anos, de ambos os sexos, perfazendo um total de 20 alunos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e gravadas. A análise dos dados foi obtida pelo discurso dos sujeitos, sendo agrupados em 6 categorias: Dificuldade de lidar com as necessidades psicoespirituais; A religião melhora a auto-estima do paciente; O curso de enfermagem e o atendimento as necessidades psicoespirituais; Os estudantes ajudam a suprir as necessidades psicoepirituais dos pacientes; Neutralidade e respeito diante da religião do paciente; O distanciamento da família ajuda na aproximação dos estudantes com o paciente. Com esses resultados, identificamos que há pouca abordagem durante a vida acadêmica, levando alguns acadêmicos a terem dificuldade de lidar com estas necessidades. Foi visto também que os estudantes tentam ao máximo contribuir com essas necessidades e que há uma aproximação maior dos acadêmicos com os pacientes que se encontram distantes dos seus familiares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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