Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2209
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Fernanda Pereira-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-11-16T12:57:34Z-
dc.date.available2020-11-16-
dc.date.available2020-11-16T12:57:34Z-
dc.date.issued2003-11-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2209-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- A importância do laboratório de ensino de matemática em escolas e faculdadespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA importância do laboratório de ensino de matemática em escolas e faculdadespt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa consiste em mostrar que um Laboratório de Matemática pode ajudar na aprendizagem desta disciplina pelos alunos. Nesta pesquisa, vem sendo estudada a importância da existência de um Laboratório de Matemática nas escolas e faculdades, e como este pode facilitar a aprendizagem dos alunos, além da sua relação com professores e a própria instituição de ensino. Assim, alunos, professores, escolas, instituições de ensino superior e Laboratórios de Matemática já existentes são as peças fundamentais para a realização desta pesquisa. Com este trabalho pretende-se integrar a teoria à prática, estabelecer conexão matemática com a arte, desenvolver a criatividade, a curiosidade, o gosto de aprender matemática, o raciocínio, o espírito de investigação, desenvolver o espírito de cooperação e trabalho grupal, além de tornar o ensino-aprendizagem mais lúdico e, conseqüentemente, mais prazeroso. Num Laboratório de Matemática, o aluno poderá ser inicializado na utilização de computadores e softwares matemáticos e, conseqüentemente, desenvolver as capacidades de compreensão, análise, aplicação e síntese desses softwares – dessa forma a Matemática e a Pedagogia sempre andam juntas, “e é por isso que é assim que a formação de professores e professoras deve se dar” (LINS). Desenvolver a capacidade de utilizar a matemática na interpretação de problemas do dia-adia é outro objetivo do laboratório; junto a este há, também, o desenvolvimento do reconhecimento do espaço através de construções geométricas. As atividades que forem produzidas no laboratório devem fazer com que os estudantes compreendam, interpretem e utilizem representações matemáticas – símbolos, tabelas, jogos, gráficos, etc – e, essas atividades, não devem ser aplicadas isoladamente. Outras vantagens pedagógicas são: 01) a exploração da interdisciplinaridade entre a Matemática e outras disciplinas; 02) maior comunicação com a troca de conhecimentos e experiências com outras disciplinas e instituições de ensino; 03) melhorar o processo ensino – aprendizagem da Matemática; 04) e diminuir a aversão à Matemática e a evasão nas faculdades e universidades. Se for considerado que os alunos não conseguem êxito na matéria por causa da falta de didática dos docentes, o laboratório pode ser uma forma de mudar essa visão. Será possível, também, reforçar e valorizar o conteúdo na formação dos indivíduos, tanto dos professores e quanto dos alunos. Nas aulas de Matemática, ainda prevalece o espaço da sala de aula tradicional, isto é, apenas com mesas, cadeiras e o quadro de giz. O Laboratório de Matemática pode se transformar em uma forma de valorização da aprendizagem, proporcionando aos alunos o contato com a matemática. Ou seja, o laboratório será um facilitador para novas descobertas, experiências e criação de uma nova visão de aprender e fazer Matemática. O conhecimento do conteúdo matemático é tão importante quanto a metodologia; seguir apenas o ponto de vista pedagógico é um erro. O ensino da matemática deve acontecer com ênfase na lógica, na crítica de resultados e outros métodos de pensamento, e é por isso que um laboratório pode vir a ajudar, sendo possível que alunos e professores passem a ter o domínio do conteúdo. Através do laboratório, quero mostrar a importância da Matemática no nosso dia-a-dia. Ele pode ser útil também na oferta de cursos e minicursos, tanto na área da matemática e informática, como na área educacional, além de palestras e seminários. Atualmente, o que grande parte dos professores quer é uma educação matemática, ou seja, por meio da matemática, e não uma educação para a matemática. Nas escolas, a matemática e a pedagogia sempre andam juntas; é por isso que o problema da dificuldade dos alunos está quando o professor não tem escolha e separa as duas. Isso ocorre porque existem professores isolados, sem adequadas condições de ensino, sem apoio para seu desenvolvimento profissional, e um laboratório ajudaria muito esses profissionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância do laboratório de ensino de matemática em escolas e faculdades.pdf25.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.