Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2226
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Maria José Etelvina dos | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-16T18:48:03Z | - |
dc.date.available | 2020-11-16 | - |
dc.date.available | 2020-11-16T18:48:03Z | - |
dc.date.issued | 2005-10 | - |
dc.identifier.issn | 85-88480-22-0 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2226 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Catolica de Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humana | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação emocional | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Emoção | pt_BR |
dc.subject | Comportamento inadequado | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | Ludicidade e educação emocional na escola: limites e possibilidades | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo investigar as atividades lúdicas como recurso de prática educativa, que tenha presente o desenvolvimento emocional do estudante, como também compreender as possibilidades e limites de trabalhar as emoções no contexto escolar, mediado por atividades lúdicas. Constituem minhas preocupações as constantes queixas dos professores com relação ao que chamam de “comportamento inadequado” de seus educandos, tais como: agredir física e moralmente os colegas, funcionários e professores, humilhar, coagir, xingar, não prestar atenção à aula e apresentar dificuldades na aprendizagem. Ancorada na visão psicanalítica, em estudos atuais sobre emoções e atividades lúdicas, me propus fazer este estudo, que apontou para a necessidade de redirecionamento na função da escola dentro da sociedade, para um olhar mais crítico sobre o contexto sócio-econômico em que os educandos estão inseridos e para o fortalecimento de políticas públicas que privilegiem uma educação integral: de um ser humano total para um mundo global. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | VIII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ludicidade e educação emocional na escola.pdf | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.