Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jilvania Lima dos-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-11-16T18:58:06Z-
dc.date.available2020-11-16-
dc.date.available2020-11-16T18:58:06Z-
dc.date.issued2005-10-
dc.identifier.issn85-88480-22-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2227-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJean-Jacques Rousseaupt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleEducação do século XXI e jean-jacques rousseau: reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo visa promover uma reflexão em torno da educação deste século atrelada à concepção educacional de Jean-Jacques Rousseau, focando a questão do ensino e da aprendizagem. Para tanto, retrata o estado de opressão em que o ser humano está imerso, compreende a educação como um processo formativo que se dá em todos os ambientes de convivência humana e apresenta uma perspectiva educacional cujo fundamento seja o “amor-de-si”. Sua intenção é possibilitar uma revisão na concepção dos processos de ensino-aprendizagem e dos modos como os sujeitos produzem e/ou se apropriam do conhecimento, bem como favorecer uma avaliação das atitudes e dos procedimentos didáticos adotados em sala de aula. Os resultados alcançados apontam para a necessidade de uma ação pedagógica voltada para o florescimento da bondade e a ativação e fluir da vida-abundante, capaz de criar condições necessárias no sentido de sua efetiva realização e desenvolvimento da emancipação plena do ser humano frente à dor ontológica do obsessivo desejo de manipular e oprimir a si mesmo e os outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação do século XXI.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.