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Campo DCValorIdioma
dc.creatorHora, Genigleide Santos da-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-11-16T19:26:18Z-
dc.date.available2020-11-16-
dc.date.available2020-11-16T19:26:18Z-
dc.date.issued2005-10-
dc.identifier.issn85-88480-22-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2232-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura organizacional escolarpt_BR
dc.subjectDinâmica escolarpt_BR
dc.subjectGestão escolar participativapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleCultura escolar organizacional: a gestão da escola como elemento de análisept_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é discutir os aspectos relevantes da cultura escolar organizacional, uma das categorias de análise deste estudo de caso, uma das características do clima institucional pesquisado; conjunto de fatores que devem ser considerados para uma revisão contextual do fazer gestor da escola pública, do ensino fundamental, especificamente, a Escola M.A.M. – Ibirataia/Bahia. Neste, procurou-se discutir e refletir o espaço escolar, também pelas categorias: da dinâmica escolar organizacional e da gestão escolar participativa sob a óptica das diferentes percepções dos segmentos educativos: professores, funcionários, diretores, coordenadores, alunos e pais de alunos. E, para a revisão de literatura da cultura escola, aqui, como foco de discussão, verificou-se a necessidade de agrupá-las em três indicadores: Clima escolar, Ambiente de trabalho escolar e Integração aluno/escola, ressaltando os aspectos qualitativos como fatores relevantes para o diagnóstico da unidade escolar sob análise sistêmica e, aspectos quantitativos, a partir dos percentuais das freqüências de respostas do instrumento de pesquisa aplicados - o questionário. O resultado desse mapeamento da cultura escolar organizacional evidenciou o processo e o produto de uma construção coletiva, cotidiana e particular da escola, favoreceu numa reflexão significativa dos novos cenários que vêm sendo esboçados pelas políticas educativas atuais, pois, sem a compreensão destas, pode-se incorrer em uma banalização das falas ou silêncio do segmento escolar, as quais precisam ser discutidas e redefinidas pela comunidade escolar e local, a partir do (re)alinhamento dos propósitos e prioridades que integram o planejamento estratégico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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