Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2233
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cerqueira, Edlene Alves Paim de | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-16T19:30:03Z | - |
dc.date.available | 2020-11-16 | - |
dc.date.available | 2020-11-16T19:30:03Z | - |
dc.date.issued | 2005-10 | - |
dc.identifier.issn | 85-88480-22-0 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2233 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humana | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação multicultural | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | Formação de professores: um olhar multicultural | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo busca problematizar as contradições, limites e possibilidades da concretização do multiculturalismo crítico no currículo ação, apontando e buscando caminhos na célula do contexto da formação de professores que permitam minimizar os resultados desoladores e cruéis que caracterizam atualmente o ensino fundamental no Brasil. Esse tem se tornado desafio constante para professores e pesquisadores. Em um primeiro momento, procuramos discutir alguns conceitos que são fundamentais à compreensão de como o multiculturalismo, tencionando o campo do currículo, volta-se para o reconhecimento e valorização de identidades culturais apagadas ou negadas em estruturas curriculares monoculturais. Em um segundo momento, pensaremos um pouco sobre a necessidade de (re)significar os processos formativos de professores a partir das considerações dos saberes necessários à docência, colocando a prática pedagógica e docente escolar, buscando pensar em alternativas para trabalhar o multiculturalismo na pedagogia e no currículo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | VIII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação de professores: um olhar multicultural.pdf | 654.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.