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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLimeira, Mércia Freitas-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-11-17T17:09:26Z-
dc.date.available2020-11-17-
dc.date.available2020-11-17T17:09:26Z-
dc.date.issued2003-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2250-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- Os jogos de empresa: realidade virtual no curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleOs jogos de empresa: realidade virtual no curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoNo contexto da “Era do Conhecimento”, as empresas e a própria sociedade anseiam por respostas cada vez mais dinâmicas. Inseridos neste universo de questionamentos sobre: Qual alternativa adotar na busca da maximização dos lucros? Como manter a qualidade dos produtos sem majorar preços? Ou ainda, que caminhos adotar para expansão da empresa?, os estudantes de Ciências Contábeis sentem necessidade de vivenciar situações que os desafiem ainda no meio acadêmico. Dentre as alternativas para formação de gestores contábeis, algumas universidades, através dos JOGOS EMPRESARIAIS, adotam mais esta técnica de ensino com o objetivo de envolver o aluno num cenário virtual, onde ele interaja com as diversas situações apresentadas e desenvolva a capacidade de conduzir o desempenho da organização. Ensinar e aprender, apesar de serem duas atividades muito antigas e de terem sido fundamentais na história do homem, nunca deixaram de ser questões problemáticas. Estas questões têm sido uma constante não só entre os educadores da área didático/pedagógico, mas em todas as áreas de ensino. Os Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade podem ser citados como exemplo, eles promovem cursos e palestras, freqüentemente visando o aprimoramento dos profissionais e, inclusive, a melhoria do quadro de docentes em todo o País. O professor Marion (2001 apud BATISTA, 2000)) confessa que se sentiu frustrado ao terminar o Curso de Ciências Contábeis (em boa faculdade, com bons professores) sem se sentir apto para o exercício profissional. Nosso tema se desenvolve no contexto das metodologias aplicadas no curso de Ciências Contábeis e do novo método de ensino praticado em algumas instituições: Os Jogos de Empresa. Pesquisamos alguns conceitos sobre os jogos e procuramos esclarecer a diferença entre Simuladores e Jogos Empresariais, já que a palavra jogo é um sinônimo de “brincadeira” e talvez por causa desse sentido lúdico algumas pessoas prefiram chamá-los de Simuladores Empresariais. Abordamos diversos métodos pedagógicos freqüentemente utilizados nas universidades e descrevemos três tipos de jogos comercializados no mercado, sejam eles: GI-MICRO, Máster e SIND. O Jogo e suas diversas aplicações pedagógicas, portanto, compõem nosso objeto de estudo. Com o objetivo de relatar algumas experiências da aplicação dos JOGOS EMPRESARIAIS durante a graduação, investigaremos a relevância desta ferramenta pedagógica aplicada nas Universidades em prol do desenvolvimento de gestores contábeis. A experiência aplicada aos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, com o SIND – Simulação Industrial da Empresa Bernard, sob a coordenação de Prof. João Batista Mendes, Mestre em Ciências Contábeis pelo ISEC/FVG-RJ, foi muito construtiva e serve como referência em diversos trabalhos. O Prof. João Batista (2000) dividiu equipes com três ou quatro alunos e esclareceu que a ênfase da atividade não seria a do "jogo pelo jogo", mas sim em criar uma atmosfera de competitividade que pressupõe o ato de gerenciar como um desafio e como um processo de aprendizagem e de feed-back permanente. Os alunos foram orientados a atuarem como "executivos" de uma grande Companhia, e não como os "donos" (em sentido estrito) das empresas que iriam administrar. Foram desenvolvidas diversas atividades nas áreas: RH, Produção, Vendas, Finanças, além de trabalhos com informações referentes a importações, indicadores de crescimento, índices de inflação, taxas de juros, preços de insumos, disponibilidade de mão-de-obra, cotações de ações na bolsa de valores e ranking das empresas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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