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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Aline Nogueira Ferreira-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.creatorFerreira, Danúsia-
dc.date.accessioned2020-11-18T17:45:19Z-
dc.date.available2020-11-18-
dc.date.available2020-11-18T17:45:19Z-
dc.date.issued2005-10-
dc.identifier.issn85-88480-22-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2286-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleAnálise da educação ambiental nas escolas públicas da cidade de Salvador – Bahia e suas perspectivas futuras na vida do alunadopt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO Meio Ambiente e suas temáticas atuais hoje estão em grande ascendência, já que existe uma expressa necessidade de conscientização da população sobre a escassez dos recursos ambientais e as conseqüências da utilização inadequada desses recursos. A interação do homem com a natureza nem sempre é destrutiva, quando institui medidas de conservação dos recursos naturais ou quando promove a preservação de ambientes e organismos em extinção, porém na maioria dos casos causa perigo constante, perturbando o equilíbrio da natureza; haja vista o extrativismo de caranguejos nos manguezais, evidenciando um desequilíbrio que tem causado a destruição desse ambiente, com o desaparecimento de diversas espécies. A partir do momento em que o homem modifica a estrutura da natureza, sem uma análise prévia do impacto da sua ação no ambiente, a fauna e flora são geralmente afetadas. A implantação da Educação Ambiental nas escolas visa não só a conscientização e formação dos adultos, mas principalmente das crianças e dos adolescentes, incorporando nestes a necessidade e importância do Meio Ambiente, nas diversas ópticas, demonstrando que o cidadão não é apenas um consumidor ou integrante nesse processo ecológico, mas contribuinte e atuante dessa realidade. A necessidade da introdução desse conteúdo no cotidiano do aluno traz para o meio escolar recortes da vida real, questões que são vivenciadas todos os dias e que de fato contam para o nosso desenvolvimento futuro como cidadãos efetivos na sociedade, gerando meios eficazes que permitirão aprimorar sua vida, tornando então a educação um instrumento de construção do saber e da cidadania.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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