Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Lúcio André Andrade da-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-11-19T18:48:39Z-
dc.date.available2020-11-19-
dc.date.available2020-11-19T18:48:39Z-
dc.date.issued2005-10-
dc.identifier.issn85-88480-22-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2300-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleEixos de análise da pedagogia do candomblépt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoA proposta deste artigo é apresentar três eixos discursivos com os quais se faz possível visibilizar traços da Pedagogia existente no cotidiano de uma Roça de Candomblé. O termo Pedagogia se refere às formas, aos processos de ensino/aprendizagem vivenciado pelos seus membros ao se inserirem neste contexto. Os três eixos se articulam e se entrecruzam no cotidiano deste lugar, colaboram para dar visibilidade a uma aprendizagem que só acontece na dinâmica da convivência, portanto imersos nos valores concebidos pelo lugar. O primeiro diz respeito ao que se deseja aprender, aquilo que leva o sujeito a buscar o convívio com outros sujeitos numa Roça; o segundo trata da dimensão temporal do processo de aprendizagem, quanto tempo se leva para aprender; o terceiro se propõe a dizer da finalidade, para que aprender e continuar praticando o aprendido no Candomblé. A proposição destes eixos não se constitui numa elaboração fechada, podendo ser reconstruída a partir de outras situações, experiências, rituais, existentes nas Roças de Candomblé.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eixos de análise da pedagogia do candomblé.pdf856.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.