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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Valéria Maria Borges-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-11-23T17:50:12Z-
dc.date.available2020-11-23-
dc.date.available2020-11-23T17:50:12Z-
dc.date.issued2005-10-
dc.identifier.issn85-88480-22-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2317-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleEducação e ação afirmativa: os direitos culturais como parte dos direitos humanos.pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO Projeto Geração XXI foi implementado, em 1999, pela iniciativa de uma empresa privada, BankBoston, em parceria com uma organização da sociedade civil, Geledés – Instituto da Mulher Negra, e o governo brasileiro através Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura. Tal projeto é uma ação afirmativa alicerçada na perspectiva do desenvolvimento humano sustentável, que toma 21 jovens negros como sujeitos de direitos, possibilitando a eles uma inserção mais igualitária na sociedade brasileira. Esse empreendimento é pioneiro no Brasil, pois, geralmente, as ações afirmativas são iniciativas dos Estados para se corrigir desigualdades estruturais na sociedade, como, por exemplo, as raciais. Além de subsidiar e apontar políticas na área de educação dirigida à população negra, o Geração XXI vem contribuindo para o aperfeiçoamento das relações democráticas no Brasil, na medida em que procura diminuir as barreiras sociais na direção de uma maior eqüidade social. Suprindo um longo período de ausências de políticas públicas dirigidas para os estudantes negros, o Geração XXI se configurava até a data de sua criação como primeiro projeto nesses moldes na área educacional, portanto inovador no Brasil. Esse modelo serviu de inspiração para outras iniciativas similares, impulsionando outras empresas socialmente responsáveis a também buscarem parcerias com outras organizações da sociedade civil de forma a se criarem programas de inclusão para jovens negros, procurando-se, assim, promover a igualdade racial, garantindo a esse público a inclusão, permanência e sucesso na universidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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