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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Patrícia de Andrade-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-11-26T17:40:16Z-
dc.date.available2020-11-26-
dc.date.available2020-11-26T17:40:16Z-
dc.date.issued2005-10-
dc.identifier.issn85-88480-22-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2374-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrtografia na escolapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectHipóteses das criançaspt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleAs hipóteses das crianças sobre a língua e o ensino de ortografia na escola.pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, apresenta-se uma sistematização dos resultados de uma pesquisa realizada no âmbito da graduação do curso de Pedagogia da Universidade Católica do Salvador – UCSal, sob a orientação da disciplina Metodologia e Prática de Ensino II, responsável pelas atividades de estágio do curso. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola da rede municipal de Ensino de Salvador, especificamente, numa classe de 3a série do Ensino Fundamental. Este estudo tem por objetivo compreender como as crianças podem aprender na escola, de modo significativo, a ortografia, aproveitando as suas hipóteses sobre a língua. A pesquisa fundamenta-se numa abordagem etnográfica, pois esta possibilita a inserção no contexto da pesquisa pelo pesquisador, oferecendo vantagens, como, visão analítica da realidade, atenção aos mecanismos ocultos e oportunidade de articulação, teoria e prática, essenciais à atuação docente. A apreensão dos dados foi possível graças à observação da realidade docente em que o pesquisador estava inserido, aos registros escritos, à análise das produções das crianças e de suas expressões diante das hipóteses sobre a ortografia. Os resultados apontam que o aproveitamento das hipóteses das crianças sobre a língua, a valorização dos seus conhecimentos prévios, o respeito ao processo de desenvolvimento e às suas diferentes formas de expressão, o incentivo e o respeito ao aluno são condições essenciais para que a prática docente contribua na construção de aprendizagens significativas em torno dos conhecimentos de ortografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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