Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2375
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Taiane Barbosa-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-11-26T18:06:30Z-
dc.date.available2020-11-26-
dc.date.available2020-11-26T18:06:30Z-
dc.date.issued2005-10-
dc.identifier.issn85-88480-22-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2375-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProfessores leitorespt_BR
dc.subjectAlfasolpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleUm olhar sobre a leitura e suas implicações na alfabetização de jovens e adultos.pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO interesse pelo tema resulta do fato de estarmos diante de um contexto social em que é cada vez mais urgente a necessidade de formar cidadãos leitores. Durante muito tempo, a escola brasileira fora marcada por um processo de ensino e aprendizagem que fazia do ato de ler mais uma exigência burocrática do que algo prazeroso. Nesta perspectiva, alfabetização restringia-se à aquisição mecânica da leitura e escrita. Porém, esta realidade começa no início dos anos 80 a dar sinais de mudanças, sendo substituído por uma concepção de ensino e aprendizagem mais construtiva. Foram decisivas no desejo de formar professores leitores, as experiências desenvolvidas no Programa Alfabetização Solidária – Alfasol – voltado para Alfabetização de Jovens e Adultos que, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS, atua junto ao município de Rafael Jambeiro que apresenta elevado índice de analfabetismo. Na atuação como Coordenadora Setorial do município citado, constatamos um desinteresse por parte dos professores alfabetizadores do PAS, no que tange ao ato de ler os textos de estudos, encaminhados pelo Programa. A partir de tal posição, procuramos de imediato compreender quais implicações esta postura proporcionaria ao processo de alfabetização, visto que o professor alfabetizador precisa ser bom leitor para incentivar seus alunos. Por isso, preocupados com esta atitude, fizemos uma pesquisa descritiva, na forma de estudo de caso, utilizando como instrumentos para coletas de dados, entrevistas, questionários, observações, pois nosso maior intuito é trazer para estes profissionais um novo olhar sobre o importante papel da leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um olhar sobre a leitura e suas implicações.pdf860.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.