Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPuridade, Daiane Barbosa-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-11-26T18:15:29Z-
dc.date.available2020-11-26-
dc.date.available2020-11-26T18:15:29Z-
dc.date.issued2005-10-
dc.identifier.issn85-88480-22-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2376-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTáticaspt_BR
dc.subjectDesejo de aprenderpt_BR
dc.subjectRelação com o saberpt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleAs táticas adotadas pelo professor e o desejo de aprender de crianças do ensino fundamental.pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma sistematização dos resultados de uma pesquisa feita no âmbito da graduação do curso de Pedagogia da Universidade Católica do Salvador – UCSal, sob a orientação da disciplina Metodologia e Prática de Ensino II. A pesquisa de campo foi realizada numa classe de 3ª série de uma escola da rede municipal de Salvador. O objetivo consistiu em levantar pistas que esclareçam a relação entre as táticas adotadas pelo professor e o desejo de aprender das crianças. A pesquisa fundamenta-se numa abordagem etnográfica, buscando a formulação de hipóteses, conceitos e teorias, possibilitando a inserção do pesquisador no contexto da pesquisa e a articulação entre teoria e prática, indispensáveis a uma atuação pedagógica consciente. A apreensão dos dados foi possível mediante observações da dinâmica da sala de aula na qual o pesquisador estava inserido, registros escritos e entrevistas semi-abertas com a professora titular da turma e com algumas crianças. A pesquisa aponta como resultado as possibilidades e o poder do docente de, através de táticas, despertar nas crianças do Ensino Fundamental o desejo de aprender. Entre as táticas que emergiram, vale ressaltar: o silêncio, pela possibilidade de atrair a atenção dos alunos; a escuta e não-escuta em momentos distintos, por oportunizarem o respeito mútuo na sala de aula; a empatia direcionada, como ação potencializadora na relação com o outro, por instigar a mudança de perspectiva dos sujeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:SEMOC - Semana de Mobilização Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As táticas adotadas pelo professor e o desejo de aprender de crianças.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.