Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2376
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Puridade, Daiane Barbosa | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-26T18:15:29Z | - |
dc.date.available | 2020-11-26 | - |
dc.date.available | 2020-11-26T18:15:29Z | - |
dc.date.issued | 2005-10 | - |
dc.identifier.issn | 85-88480-22-0 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2376 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humana | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Táticas | pt_BR |
dc.subject | Desejo de aprender | pt_BR |
dc.subject | Relação com o saber | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | As táticas adotadas pelo professor e o desejo de aprender de crianças do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma sistematização dos resultados de uma pesquisa feita no âmbito da graduação do curso de Pedagogia da Universidade Católica do Salvador – UCSal, sob a orientação da disciplina Metodologia e Prática de Ensino II. A pesquisa de campo foi realizada numa classe de 3ª série de uma escola da rede municipal de Salvador. O objetivo consistiu em levantar pistas que esclareçam a relação entre as táticas adotadas pelo professor e o desejo de aprender das crianças. A pesquisa fundamenta-se numa abordagem etnográfica, buscando a formulação de hipóteses, conceitos e teorias, possibilitando a inserção do pesquisador no contexto da pesquisa e a articulação entre teoria e prática, indispensáveis a uma atuação pedagógica consciente. A apreensão dos dados foi possível mediante observações da dinâmica da sala de aula na qual o pesquisador estava inserido, registros escritos e entrevistas semi-abertas com a professora titular da turma e com algumas crianças. A pesquisa aponta como resultado as possibilidades e o poder do docente de, através de táticas, despertar nas crianças do Ensino Fundamental o desejo de aprender. Entre as táticas que emergiram, vale ressaltar: o silêncio, pela possibilidade de atrair a atenção dos alunos; a escuta e não-escuta em momentos distintos, por oportunizarem o respeito mútuo na sala de aula; a empatia direcionada, como ação potencializadora na relação com o outro, por instigar a mudança de perspectiva dos sujeitos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | VIII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As táticas adotadas pelo professor e o desejo de aprender de crianças.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.