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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Lucila Pereira-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-11-26T18:25:06Z-
dc.date.available2020-11-26-
dc.date.available2020-11-26T18:25:06Z-
dc.date.issued2005-10-
dc.identifier.issn85-88480-22-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2378-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFragmentação da realidadept_BR
dc.subjectLiteratura Infantil na escolapt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleA fragmentação da realidade expressa na literatura infantil.pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma síntese de uma pesquisa sobre a fragmentação da realidade expressa na literatura infantil, desenvolvida no âmbito da graduação do curso de Pedagogia da Universidade Católica do Salvador-UCSal, sob a orientação da disciplina Metodologia e Prática de Ensino II, responsável pelas atividades de estágio do curso. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola da rede municipal de Salvador, numa classe de 2ª série do Ensino Fundamental, com o objetivo de analisar as concepções ideológicas presentes na literatura infantil e os impactos nas atitudes das crianças. A pesquisa foi orientada por uma abordagem etnográfica, que possibilita capturar do cotidiano escolar cenas que nos aproximam do nosso objeto de estudo, por meio de uma investigação sistemática. O levantamento dos dados se deu a partir da observação da prática docente, da dinâmica do grupo estudado, da leitura de textos literários destinados à criança, das análises das reações e falas dos alunos durante o contato com a literatura infantil, além das análises reflexivas das obras trabalhadas. A pesquisa aponta pistas que instigam a reflexão sobre o uso da literatura infantil na escola, quais sejam: a fragmentação da realidade expressa na literatura infantil contribui para que as crianças também assumam visões fragmentadas da realidade; a literatura infantil utiliza-se do “maravilhoso” como subproduto da ideologia, agregando à sua função abstrativa a alienação; o contato das crianças com a literatura infantil nem sempre oportuniza a relação com a sua própria vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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