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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Cristiane Copque da-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-11-30T16:44:05Z-
dc.date.available2020-11-30-
dc.date.available2020-11-30T16:44:05Z-
dc.date.issued2005-10-
dc.identifier.issn85-88480-22-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2405-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriança negrapt_BR
dc.subjectIdentidade étnicapt_BR
dc.subjectAuto-estimapt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleO olhar das professoras sobre a construção da identidade étnica e da auto-estima das crianças negras na escola.pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende contribuir com as discussões sobre o processo de construção da identidade étnica e da auto-estima das crianças negras numa escola de ensino fundamental cujo projeto político pedagógico ousa ter como eixos norteadores a história e a cultura afro-brasileira. Buscamos compreender os significados da proposta dessa escola no processo de afirmação da identidade étnica das crianças negras, de acordo com a percepção das docentes responsáveis pelo trabalho pedagógico. Para tanto, traçamos os seguintes objetivos norteadores da investigação: observar a compreensão das professoras sobre as relações raciais na sociedade; identificar os referenciais teóricos que dão suporte à prática das docentes e como os conteúdos referentes ao negro são trabalhados em sala de aula. A partir de uma pesquisa qualitativa, utilizamos a metodologia descritiva aliada a uma abordagem etnográfica de pesquisa em educação para a coleta e interpretação dos dados obtidos na escola escolhida como campo empírico. Os dados foram coletados através de entrevistas com as docentes e analisados com a técnica de Análise de Conteúdo. As considerações feitas nesse estudo nos mostram que ainda há muito que ser feito na busca por uma educação que promova a construção de uma auto-estima positiva e da identidade étnica das crianças negras a partir de uma pedagogia afrocentrada, deslocando os eixos epistemológicos, na tentativa de resgatar a contribuição dos povos africanos na construção do Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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