Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2405
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cruz, Cristiane Copque da | - |
dc.creator | UCSAL, Universidade Católica do Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-30T16:44:05Z | - |
dc.date.available | 2020-11-30 | - |
dc.date.available | 2020-11-30T16:44:05Z | - |
dc.date.issued | 2005-10 | - |
dc.identifier.issn | 85-88480-22-0 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2405 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Católica do Salvador | pt_BR |
dc.relation.ispartof | SEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humana | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Criança negra | pt_BR |
dc.subject | Identidade étnica | pt_BR |
dc.subject | Auto-estima | pt_BR |
dc.subject | SEMOC - Semana de Mobilização Científica | pt_BR |
dc.title | O olhar das professoras sobre a construção da identidade étnica e da auto-estima das crianças negras na escola. | pt_BR |
dc.title.alternative | SEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho pretende contribuir com as discussões sobre o processo de construção da identidade étnica e da auto-estima das crianças negras numa escola de ensino fundamental cujo projeto político pedagógico ousa ter como eixos norteadores a história e a cultura afro-brasileira. Buscamos compreender os significados da proposta dessa escola no processo de afirmação da identidade étnica das crianças negras, de acordo com a percepção das docentes responsáveis pelo trabalho pedagógico. Para tanto, traçamos os seguintes objetivos norteadores da investigação: observar a compreensão das professoras sobre as relações raciais na sociedade; identificar os referenciais teóricos que dão suporte à prática das docentes e como os conteúdos referentes ao negro são trabalhados em sala de aula. A partir de uma pesquisa qualitativa, utilizamos a metodologia descritiva aliada a uma abordagem etnográfica de pesquisa em educação para a coleta e interpretação dos dados obtidos na escola escolhida como campo empírico. Os dados foram coletados através de entrevistas com as docentes e analisados com a técnica de Análise de Conteúdo. As considerações feitas nesse estudo nos mostram que ainda há muito que ser feito na busca por uma educação que promova a construção de uma auto-estima positiva e da identidade étnica das crianças negras a partir de uma pedagogia afrocentrada, deslocando os eixos epistemológicos, na tentativa de resgatar a contribuição dos povos africanos na construção do Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UCSAL | pt_BR |
dc.citation.issue | VIII | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociais e Humanidades | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SEMOC - Semana de Mobilização Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O olhar das professoras sobre a construção da identidade étnica.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.