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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Flávia Silva de-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-12-01T14:50:34Z-
dc.date.available2020-12-01-
dc.date.available2020-12-01T14:50:34Z-
dc.date.issued2005-10-
dc.identifier.issn85-88480-22-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2447-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfra-estruturapt_BR
dc.subjectBairro popularpt_BR
dc.subjectParipept_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleCaracterização socioeconômica de um bairro popular em Salvador: o caso de Paripe, no subúrbio ferroviário.pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa baseia-se em um estudo sobre o bairro de Paripe, localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Nesta análise foram observados, em especial, a distribuição do comércio e dos serviços e dos espaços públicos, assim como os meios de transporte existentes no bairro. A partir dessas variáveis, foi possível entender o processo de formação de centralidades no bairro, verificando seus espaços integrados/segregados. Este processo foi facilitado através da utilização do Método da Sintaxe Espacial, a partir das pesquisas de Holanda & Gobi (1988). Logo, foram estabelecidas uma hierarquia e uma tipologia, baseadas na qualificação e apropriação dos espaços públicos; foram identificados os núcleos centrais e segregados de comércio e serviços; bem como a infra-estrutura e a utilização do transporte público no bairro. Os resultados apontam para um bairro com problemas ainda preocupantes em termos de infra-estrutura urbana, principalmente em relação aos espaços públicos. No entanto, apresenta um comércio amplo e diversificado capaz de atender à demanda da população de dentro e de fora do bairro. O transporte público é caracterizado como regular, mas ao mesmo tempo atende às necessidades dos habitantes. Acredita-se que a atuação dos grupos ativistas no bairro é uma tentativa de exercer uma participação mais ativa na busca de melhorias e de uma organização que se aproxime de uma identidade comum. Apostar no planejamento participativo é aguçar a vontade desses grupos em definir conteúdos concretos, tornando-os também responsáveis pelos resultados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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