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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarreto, Lídia Quitéria Alves-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-12-02T18:27:10Z-
dc.date.available2020-12-02-
dc.date.available2020-12-02T18:27:10Z-
dc.date.issued2005-10-
dc.identifier.issn85-88480-22-0pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2498-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectOrganizações de clãpt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleEnfermagem e cidadania: concepção de acadêmicos sobre movimentos sociais e organizações de classe.pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoPara os acadêmicos de enfermagem, é de fundamental importância compreender como a categoria se organiza socialmente e conhecer as entidades de classe que os representam. O entendimento da enfermagem como profissão cidadã aponta avanços e perspectivas para o futuro profissional, assim como a discussão sobre a concepção dos profissionais propiciando um redimensionamento das propostas de lutas dos movimentos sociais e organizações de classe. Problema: Conhecer a concepção dos sujeitos sobre as organizações de classe e movimentos sociais e suas organizações, identificando fatores influenciadores para os resultados obtidos. Objetivo geral: conhecer a concepção dos acadêmicos de enfermagem sobre as organizações de classe e movimentos sociais na enfermagem e como objetivos específicos: verificar a concepção dos acadêmicos sobre ser cidadão, organizações de classe e participação nos movimentos sociais; destacar fatores determinantes para a construção da concepção e participação dos acadêmicos nos movimentos sociais e organizações de classe. Metodologia: Estudo qualitativo desenvolvido através da aplicação de questionários a doze graduandos da UCSal, em maio de 2005. As informações coletadas foram, analisadas e discutidas segundo objetivos propostos. Resultados: Verificou-se que para os sujeitos a cidadania é pouco vivenciada na prática profissional da enfermagem, os docentes desenvolvem pouca influência na formação dos acadêmicos como cidadãos e há uma pequena participação nos movimentos de classe. Considerações: Recomenda-se que as universidades ampliem os incentivos para participação cidadã dos acadêmicos, de modo que os mesmos conheçam as suas organizações de classe e se façam mais participantes. Os docentes devem exercer uma maior influência na vida dos acadêmicos para que no futuro estes profissionais sejam mais participativos nas lutas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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