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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Michele Viviane de Carvalho-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-12-02T18:36:55Z-
dc.date.available2020-12-02-
dc.date.available2020-12-02T18:36:55Z-
dc.date.issued2005-10-
dc.identifier.issn85-88480-18-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2500-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica - Qualidade de Vida e Dignidade da Pessoa Humanapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiretrizes curricularespt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectProjetos pedagógicospt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleImplementação das diretrizes curriculares: construção de uma agenda estratégica.pt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científica (8: 2005: Salvador, Ba)pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo busca avançar na construção de um conhecimento sobre o processo de implantação/implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem. Objetiva analisar as ações que as diretrizes curriculares vêm produzindo na organização curricular dos cursos de graduação em Enfermagem do Estado da Bahia e, assim, construir uma agenda estratégica que possibilite direcionar o processo de mudança na formação das(os) enfermeiras(os). Trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa. Tem como sujeitos os coordenadores dos cursos de graduação em Enfermagem da Bahia. São realizadas entrevistas semiestruturadas junto aos coordenadores dos cursos, buscando informações e evidências que fundamentem a existência de habilidades voltadas para a formação por competências, organização dos conteúdos essenciais das práticas/estágio e atividades complementares para a formação da(o) enfermeira(o). A investigação abrange os cursos de graduação em funcionamento no Estado da Bahia. O critério de inclusão dessas instituições será a autorização prévia da coordenação/direção das mesmas e do consentimento livre e esclarecido dos sujeitos. A análise dos resultados está inserida num amplo quadro de referências onde se incluem os estudos sobre a Pedagogia das Competências que trazem as premissas da educação contemporânea. Os resultados do estudo apontam para a elaboração de uma agenda estratégica que norteará a construção coletiva de Projetos Pedagógicos inovadores nas diversas escolas/cursos estudados, além de criar espaços para discussões e reflexões de conteúdos transversais e interdisciplinares para compreensão dinâmica das questões ligadas à vida, à saúde, cidadania, ética e consolidação do SUS.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIIIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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