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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCerqueira, Carolina da Silva-
dc.creatorUCSAL, Universidade Católica do Salvador-
dc.date.accessioned2020-12-08T11:29:13Z-
dc.date.available2020-12-08-
dc.date.available2020-12-08T11:29:13Z-
dc.date.issued2003-10-
dc.identifier.isbn85-88480-18-12-
dc.identifier.issn85-88480-18-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://104.156.251.59:8080/jspui/handle/prefix/2523-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica do Salvadorpt_BR
dc.relation.ispartofSEMOC - Semana de Mobilização Científica- Fatores que interferem na aprendizagem dos alunos de nível técnico de enfermagem – na visão dos alunos e educadorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.titleFatores que interferem na aprendizagem dos alunos de nível técnico de enfermagem – na visão dos alunos e educadorespt_BR
dc.title.alternativeSEMOC - Semana de Mobilização Científicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoTrata-se de um resumo da pesquisa sobre fatores que interferem na aprendizagem dos alunos de nível técnico de Enfermagem, na visão de alunos e educadores, realizada em forma de monografia como pré-requisito para a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II. É de fundamental importância qualificar e preparar o técnico de Enfermagem para a sua inserção no mercado de trabalho. Este estudo tem por objetivo descrever fatores que interferem na aprendizagem dos alunos do curso técnico de Enfermagem perante sua capacitação. A importância que alunos e educadores atribuem à descrição dos fatores que interferem na aprendizagem dos alunos de nível técnico de Enfermagem; a identificação das dificuldades de aprendizagem apresentadas por eles; localizar os recursos utilizados para incentivo à aprendizagem pode interessar aos próprios alunos, professores e diretores de escolas. Conscientes da interferência destes fatores no desempenho dos alunos, amplia-se a visão crítico-reflexiva da problemática, na tentativa de buscar possíveis soluções. Desde que não há muitos estudos publicados e desenvolvidos sobre esta temática, torna-se preocupante para os orientadores a busca de um melhor direcionamento no conduzir dos alunos na estruturação, desempenho, aperfeiçoamento e capacitação de procedimentos e técnicas que garantam a esses alunos sua inserção no mercado de trabalho. A partir destas considerações questiona-se: que fatores interferem na aprendizagem dos alunos do curso de Enfermagem? Essa pesquisa está constituída de revisão da literatura sobre os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos de curso técnico de Enfermagem. Através desta revisão procurar-se-á fundamentar a discussão – que tem como com principal objetivo descrever os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos desse curso, tanto na visão dos alunos como na dos educadores, com o objetivo específico de identificar as dificuldades de aprendizagem, além de perquirir os recursos utilizados para incentivo dessa aprendizagem. Preleciona Kobayashi (2002), em sua obra intitulada Dificuldades enfrentadas por alunos técnicos de enfermagem na prática dos estágios: “[...] os alunos de técnico em enfermagem têm apresentado dificuldades relativas tanto na teoria quanto na prática”. A relevância deste projeto consiste na importância de se saber que fatores interferem na aprendizagem dos alunos do curso técnico de Enfermagem, e em como estes podem ser trabalhados de forma mais incisiva, contribuindo, assim, para uma melhor preparação, aperfeiçoamento e inserção desses profissionais no mercado de trabalho. Este estudo pode interessar a diretores, professores e também aos alunos de escolas de técnico em Enfermagem. As perspectivas de aplicações científicas, tecnológicas e sociais são, com a descrição dos fatores intervenientes, ampliar a visão do aluno em relação a si mesmo, e à escola, bem como a visão do professor sobre o aluno, contribuindo, assim, para um “diagnóstico” e estruturação das partes implicadas no caminho para a formação do técnico. Tais medidas são necessárias no sentido de que há poucos trabalhos desenvolvidos sobre a importância de se descreverem os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos do curso de técnico de Enfermagem. Dessa forma, pode-se contribuir para despertar no educador estratégias de ensino teóricas e práticas mais adequadas à aprendizagem. De posse desses dados, pode-se compreender melhor os alunos, seus problemas e dificuldades. Os alunos devem ser vistos dentro de todo um contexto, sob uma ótica social, psicológica, emocional e física – ou seja, de forma holística, visto como um todo, pois estes fatores podem inferir, e muito, sobre a forma dos alunos entenderem, verem, ouvirem e sentirem o mundo à sua volta – conseqüentemente, isso irá se refletir em sua aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSALpt_BR
dc.citation.issueVIpt_BR
dc.subject.cnpqSociais e Humanidadespt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
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